Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28947
Título: Covid-19 e saúde pública: Os impactos da pandemia na Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Jorge Maciel em Natal - Rio Grande do Norte
Autor(es): Almeida, Antônia Ericélia Silva
Palavras-chave: Saúde pública
Pandemia
Unidade de Pronto Atendimento
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho trata de um relato de experiência quanto aos impactos da pandemia de covid-19, na unidade de Pronto Atendimento Doutor José Jorge Maciel, situada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, popularmente denominada UPA Potengi. O método de análise está baseado na crítica a estrutura da sociedade capitalista, em que, sob muitos aspectos, influenciou no gerenciamento da pandemia, negligenciando seus efeitos físicos, econômicos e sociais. Articulado as vivências profissionais enquanto Assistente Social desse serviço. Para tanto, se fez necessário uma revisão bibliográfica sobre a construção da política pública de saúde, com o marco da Reforma Sanitária e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, do entendimento do que compõe a rede de urgência e emergência e sua importância para garantir a integralidade do cuidado. Bem como, dos efeitos que a pandemia produziu e vem produzindo na sociedade como um todo. Nesse sentido, busca-se evidenciar o contexto vivenciado pelo aparato estrutural em que se dispunha frente à expressiva demanda, os entraves identificados e a resistência diante do caos. Portanto, revelando, mais uma vez, o protagonismo do SUS e suas condições de enfretamento a uma conjuntura desafiadora, em um contexto de sucateamento do serviço público e das políticas sociais, a importância do direito e acesso à saúde pública e de qualidade para toda a população.
Descrição: ALMEIDA, Antônia Ericélia Silva. Covid-19 e saúde pública: os impactos da pandemia na Unidade de Pronto Atendimento Dr José Jorge Maciel em Natal - Rio Grande do Norte 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28947
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônia Ericélia Silva Almeida.pdfPDF - Antônia Ericélia Silva Almeida1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito303.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.