Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28959
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Renally Garcia Dutra de | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T14:28:11Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T14:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28959 | - |
dc.description | OLIVEIRA, R. G. D. Desafios e possibilidades na formação de professores de inglês para a educação infantil: da legislação ao currículo. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições da formação inicial de professor de inglês para a educação infantil (EI) em universidades públicas brasileiras por meio da investigação da legislação, de seus currículos e de pesquisas existentes na área. Como objetivos específicos, buscamos: i) realizar um levantamento de cursos de Letras Inglês no Brasil que contemplam a formação de professores de LI para a EI em seus currículos; (ii) identificar, por meio dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (doravante PPCs), as ações adotadas em prol dessa formação; e (iii) apresentar as possibilidades apresentadas nos PPCs quanto à formação de professores de LI para crianças. Para consolidar as nossas ideias, fizemos uso das contribuições teóricas de Cameron (2001/2005) e Harmer (2007), no que diz respeito ao ensino de inglês para crianças e de Paiva (2003) e Tonelli (2010/2013), quanto à importância da formação de professores de inglês para crianças; além disso, nos apoiamos na LDB (BRASIL, 1996), na BNCC (BRASIL, 2018), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), dentre outros documentos legais, para refletir sobre os direitos das crianças quanto à aprendizagem da LI no nosso país. A abordagem metodológica adotada para desenvolver esta pesquisa é de cunho bibliográfico documental com abordagem qualitativa. Ao final da pesquisa, concluímos que apesar da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) investigadas não apresentarem ações voltadas à formação de professores de inglês para atuarem na EI, foi possível perceber em quatro instituições localizadas em diferentes regiões do país algumas possibilidades curriculares que atendem a esse propósito. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades na formação de professores de inglês para a educação infantil: da legislação ao currículo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RENALLY GARCIA DUTRA DE OLIVEIRA .pdf | TCC - RENALLY GARCIA DUTRA DE OLIVEIRA | 442.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPOSITO RENALLY.pdf | Termo de Depósito.pdf | 73.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.