Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28963
Título: A biblioteca do CCBSA é acessível para pessoas com deficiência visual?
Autor(es): Silva, Livaneide da
Palavras-chave: Acessibilidade
Ambientes acessíveis
Inclusão
Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA.
Data do documento: 27-Out-2022
Resumo: Acessibilidade é a possibilidade que todas as pessoas têm de acessar lugares de forma autônoma e adquirir produtos e serviços sem nenhum empecilho. O objetivo desse trabalho é investigar se a biblioteca do CCBSA - Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, Campus V, situado na cidade de João Pessoa é acessível para pessoas com deficiência visual. A metodologia da pesquisa se realizou através de visitas, no período de maio a setembro de 2022, a todos os ambientes do referido campus desde a entrada principal até o acesso à biblioteca. Durante estas visitas tivemos o acompanhamento de dois técnicos administrativos com cegueira, Ana Lúcia Leite lotada no campus investigado e de Alindembergue de Araújo Oliveira lotado no Campus I - em Campina Grande. A pesquisa mostra a importância da acessibilidade para o acesso à educação e o quanto isso facilita a inclusão e o desenvolvimento social das pessoas com diferentes tipos de deficiências em todos os espaços. As bibliotecas têm o papel de democratizar e fornecer as informações necessárias para a formação educacional e social e auxiliar as pessoas que buscam nelas o apoio para enfrentar as barreiras informacionais. Foram constatadas barreiras arquitetônicas que dificultam o livre acesso às pessoas com deficiência visual ou com baixa visão para acessar a biblioteca do Campus V além de outros ambientes externos, portanto, existe a inacessibilidade frente a estrutura arquitetônica.
Descrição: SILVA, Livaneide da. A biblioteca do CCBSA é acessível para pessoas com deficiência visual?. 2022. 19f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28963
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Livaneide da SilvaTCC - Livaneide da Silva.pdf670.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTERMO DE DEPÓSITO.pdf125.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.