Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Ana Cláudia Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T18:20:26Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T18:20:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28969 | - |
dc.description | ARAUJO, A. C. F. Memórias de menina: a infância no interior do nordeste na perspectiva de Rachel de Queiroz. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é um estudo das memórias da infância apresentada no livro Memórias de Menina (2003) da escritora Rachel de Queiroz. A partir da leitura das onze crônicas presentes no livro, selecionamos quatro delas para investigar como era a escola onde a autora estudava quando era criança, elencando a importância das mudanças educacionais como melhoria para o ensino no Brasil, refletir sobre a infância no Nordeste, uma vez que, trata-se de como a autora viveu nesse ambiente nos dias de hoje. Analisando a importância da imaginação no desenvolvimento da criança, a capacidade de criação e imaginação, e a alegria da chegada do inverno. Dessa maneira, iremos analisar como as crônicas, são retratada? Qual o lugar que ela ocupa no seu grupo social e no espaço onde vive? E de que maneira retrata o universo lúdico e imaginário infantil? As crônicas estudadas foram: “Escola antiga” (p.7- 8), “Menina do interior” (p.11-12), “Brinquedo” (p.23) e “Verde” (p.11-21). Nesse sentido, a pesquisa objetiva investigar de que maneira a infância aparece retratada e como a criança, mais especificamente a menina, se relaciona com a cultura, os adultos e o espaço no qual está inserida. A metodologia é baseada em uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. O trabalho fundamenta-se nos estudos de Ariés (1981), e Del Priore (2010), sobre a infância enquanto concepção e abordagem na escritura literária; Bosi (1994) acerca da memória; Candido (2003) sobre o gênero crônica, entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Maria de Souza Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | Memórias de menina: a infância no interior do nordeste na perspectiva de Rachel de Queiroz | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO SOBRE RAQUEL DE QUEIROZ DEPOIS DA APRESENTAÇÃO E REVISÃO (corr).pdf | PDF - ANA CLÁUDIA FERNANDES DEARAÚJO | 809.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de autorização.pdf | Termo de Depósito | 225.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.