Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Thais dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T18:40:28Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T18:40:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28970 | - |
dc.description | SILVA, T. S. Bilíngues da nossa própria língua: uma análise acerca da distância entre o falar e o escrever na língua portuguesa. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva analisar como a dicotomia fala e escrita, expressa através do conceito de “bilinguismo na própria língua”, como forma de diglossia entre normas orais e escritas divergentes, provoca nos utentes uma série de confusões acerca do entendimento da língua e dificuldades não só de aprendizagem formal mas também entre os próprios utentes escolarizados, não-escolarizados e em vias de escolarização. Para tal fim, os referenciais teóricos da sociolinguística aliados aos da história da língua (linguística histórica), as transformações sofridas pela língua portuguesa até ser transplantada para o Brasil fornecerão os saberes pertinentes para a compreensão de que a língua está em processo de mudança contínuo e que, por este motivo, todas as variações linguísticas devem ser respeitadas, as quais podem ou não permanecer ou resistir ao tempo. Assim sendo, a investigação baseia-se nos seguintes autores: Ilari e Basso (2009), Faraco (2008), Weinreich, Labov e Herzog (2006), Coutinho (1976), Marcos Bagno (2009), Viaro (2009) e Saussure (2006). O corpus da pesquisa foi constituído através de termos e suas evoluções ao longo do tempo, utilizando o falante como principal agente modificador e reflexionando com o usuário inserido no ambiente escolar, onde apresenta-lhe a gramática. Busca-se com esse trabalho proporcionar a reflexão e o interesse pelo estudo da história da língua portuguesa para que o falante consiga compreender os aspectos da mudança linguística. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr Rinaldo José de Andrade Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | História da língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Línguas | pt_BR |
dc.title | Bilíngues da nossa própria língua: uma análise acerca da distância entre o falar e o escrever na língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito (1).pdf | Termo de Depósito | 320.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Thais dos Santos Silva.pdf | PDF - THAIS DOS SANTOS SILVA | 519.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.