Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28971
Título: Tendências investigativas das pesquisas que trabalham com sequências didáticas no ensino de Biologia: um panorama a partir dos anais do ENPEC (2017-2021)
Autor(es): Aires, Wellington Everton Nobrega de Farias
Palavras-chave: Intervenção educação
Produção acadêmica
Ensino de ciências
Data do documento: 19-Dez-2022
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo que se aproxima de uma pesquisa do tipo estado da arte, com abordagem qualitativa. Tem como problema de pesquisa: quais as tendências investigativas das pesquisas em ensino de Biologia que utilizam sequências didáticas (SDs)? Tem por objetivo geral, compreender o panorama teórico-metodológico das pesquisas em ensino de Biologia que utilizam sequências didáticas. Para análise de tendências atuais, os dados foram coletados através de um mapeamento dos artigos publicados nos anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC (2017-2021). Para compor o corpus deste estudo foram selecionados 29 artigos que utilizam sequência didática para abordar conceitos biológicos. A análise foi guiada por um conjunto de descritores: a) autores; b) referências teóricas utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa; c) referências teóricas utilizadas para fundamentar o conceito de sequência didática; d) forma de utilização da sequência didática; e) foco temático e f) conceitos biológicos contemplados. Os resultados apontaram para uma dispersão de autores e referências teóricas para fundamentar a pesquisa; as referências teóricas utilizadas para fundamentar o conceito de SD estão presentes na maioria dos artigos, conceituando a SD ou apresentando elementos para estruturá-la e/ou validá-la; na maior parte dos artigos analisados, a SD foi utilizada como objeto de estudo e o foco temático principal foi recursos didáticos; os conceitos biológicos utilizados como tema nas SDs foram variados. Assim, identificamos tendências que foram mantidas e novos movimentos da pesquisa em ensino de Biologia sobre SDs, quando a comparamos com resultados de pesquisas anteriores que foram citadas ao longo deste trabalho.
Descrição: AIRES, Wellington Everton Nobrega de Farias Aires. Tendências investigativas das pesquisas que trabalham com sequências didáticas no ensino de Biologia: um panorama a partir dos anais do ENPEC (2017-2021). 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28971
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wellington Everton Nóbrega de Farias Aires.pdfTCC - Wellington Everton Nóbrega de Farias Aires1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito240.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.