Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28978
Título: Principais causas de atendimentos a pacientes idosos em serviços de urgências e emergências: Uma revisão da literatura
Autor(es): Sousa, Débora Jennyfer de
Palavras-chave: Urgências
Enfermagem
Emergências
Idoso
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: Anteriormente considerado um fenômeno, o envelhecimento hoje faz parte da realidade da maioria das sociedades no mundo inteiro. Sendo observado que o aumento da expectativa de vida, se associa à relativa melhora do acesso da população aos serviços de saúde. O processo do envelhecimento ocorre de forma multidimensional sendo ele dinâmico, gradativo e progressivo de maneira que surgem alterações de ordem funcionais, bioquímicas e morfológicas que podem afetar o funcionamento do organismo. Desta forma, a necessidade de cuidados de emergência ao idoso tem aumentado gradualmente, tendo alguns fatores apontados como determinantes sendo eles, o envelhecimento populacional e a mudança do perfil epidemiológico. O objetivo foi identificar, as principais causas de atendimentos a pacientes idosos em serviços de urgências e emergências. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que utilizou para avaliação 49 artigos publicados entre os anos 2015 e 2022, com acesso completo na íntegra de forma gratuita, nas línguas portuguesa e inglesa. O seguimento da pesquisa foi realizado a partir das bases de dados: SciELO, LILACS e MEDLINE, sendo utilizadas, respectivamente, as seguintes expressões de busca: Urgências e emergências AND Enfermagem AND Idosos e Urgencies and emergencies AND Nursing AND Elderly. Dentre as principais causas de urgências e emergências que resultam na internação de idosos em serviços de saúde, pode-se destacar: os traumas, as doenças respiratórias, as doenças cardiovasculares e as doenças mentais. Ao mesmo tempo, foi possível elencar as causas mais prevalentes sendo elas, as doenças cardiovasculares, seguida dos traumas causados predominantemente por quedas de própria altura. Conclui-se que as causas elencadas e discutidas no presente estudo que delineiam aspectos relevantes para promoção de um amplo conhecimento sobre essas demandas, de modo a viabilizar um cuidado às demandas de maneira integral do público em questão.
Descrição: SOUSA, Débora Jennyfer de. Principais causas de atendimentos a idosos em serviços de urgência e emergência: Uma revisão de literatura. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28978
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Débora Jennifer de Sousa.pdfTCC - Débora Jennifer de Sousa332.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito206.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.