Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28981
Título: Comparação socioeconômica entre pacientes com câncer de mama e com outros tipos de câncer
Autor(es): Marcelino, Maria Karoline da Silva
Palavras-chave: Epidemiologia
Variáveis socioeconômicas
Câncer de mama
Neoplasias malignas
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: As neoplasias malignas representam a segunda principal causa de morte por doença em todo o mundo. Segundo estimativas recentes, o câncer de mama (CM) ultrapassou o câncer de pulmão e se tornou a neoplasia maligna com maior número de novos casos. Fatores de risco modificáveis para o CM, como o etilismo, fumo e nutrição afetam a incidência e prognostico da doença são, em geral, modulados pelo perfil socioeconômico da população. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar possíveis diferenças socioeconômicas entre pacientes com CM e pacientes com outros tipos de câncer (OTC). Para isso, foram obtidos os dados de pacientes em tratamento oncológico através da aplicação de um questionário. Os dados obtidos foram então categorizados em dois grupos: pacientes com CM e pacientes com OTC e, em seguida, foram realizadas analises para avaliar possíveis diferenças socioeconômicas entre os grupos. Foram obtidos os dados de 104 pacientes, sendo 36 do grupo CM e 68 do grupo OTC. Ao se analisar possíveis diferenças no perfil socioeconômico entre os grupos não foram encontradas diferenças significativas. Dessa forma, são necessários mais estudos que avaliem possíveis diferenças do impacto dos fatores socioeconômicos para o CM em relação a OTC.
Descrição: MARCELINO, Maria Karoline da Silva. Comparação socioeconômica entre pacientes com câncer de mama e com outros tipos de câncer. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28981
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Karoline da Silva Marcelino.pdfTCC - Maria Karoline da Silva Marcelino1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de deposito135.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.