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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Roberto Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-04-25T00:42:14Z-
dc.date.available2023-04-25T00:42:14Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.otherCDD 372.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28988-
dc.descriptionSOUSA, R. B. O ensino remoto emergencial por detrás das telas: relatos de um estagiário do curso de licenciatura em letras-espanhol da UEPB durante a pandemia de Covid-19. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCom a pandemia em decorrência do COVID-19 a educação teve que passar por mudanças drásticas, em que o ensino remoto emergencial foi introduzido. As aulas que antes eram presenciais passaram a ser online. Desta forma, docentes, discentes e profissionais da área tiveram que adaptar-se a essa nova realidade. Professores, estagiários, alunos de língua espanhola bem como os demais envolvidos com a educação tiveram que se reinventar e buscar superar os obstáculos estabelecidos pela nova modalidade de ensino. Os desafios enfrentados pelos professores do idioma espanhol não é de hoje, desde o século XX com o inicio do ensino da língua espanhola em solo brasileiro no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro até os dias atuais não foram poucos os obstáculos a serem superados. Houve momentos marcantes na historia do ensino da língua no Brasil, tais como, a aprovação da lei 11.161, em 2006, no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2006 que representava a maior vitoria da categoria e a revogação desta lei em 2017 pelo então presidente Michel Temer. Neste cenário de incertezas, em todo o País, para o ensino/aprendizagem do espanhol no Estado da Paraíba a APEEPB (associação de professores de espanhol do Estado da Paraíba) tomou uma atitude de políticas lingüísticas, onde professores buscaram por meio de leis a garantia de que a língua espanhola seria ensinada nas escolas, muitas foram às conquistas, a maior delas foi a aprovação da lei estadual 1509/2018. Entendendo todas as lutas que o professor de espanhol já enfrentou no decorrer de sua historia, vamos observar, do ponto de vista de um estagiário no período pandêmico do covid-19, como esse profissional teve que reinventar-se e adaptar-se à nova realidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Alessandro Giordanopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino da língua espanholapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.titleO ensino remoto emergencial por detrás das telas: relatos de um estagiário do curso de licenciatura em letras-espanhol da UEPB durante a pandemia de covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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