Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Mízia Naara Veiga de | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T00:45:25Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25T00:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.358 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28989 | - |
dc.description | SOUSA, M. N. V. O uso do TikTok como ferramenta avaliativa no ensino remoto de língua inglesa. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A repentina transição do ensino da modalidade presencial para a remota, motivada pela pandemia do Covid-19, apresentou aos professores o desafio de reinventarem as suas práticas, e participarem de novos eventos de letramento intermediados pelos recursos digitais (SOARES, 2002). Diante dessa realidade, depreende-se que o procedimento avaliativo do professor também precisou ser mais incisivo, especialmente no ensino de Língua Inglesa (LI), em que as habilidades linguísticas dos alunos devem ser exploradas e avaliadas continuamente. Sendo assim, esta monografia discute o uso da rede social TikTok como uma ferramenta avaliativa auxiliar ao professor de LI no contexto de ensino remoto, tendo em vista que as redes sociais podem ser incluídas no processo de ensino e aprendizagem, se usadas estrategicamente (LEFFA, 2016). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, em que foi desenvolvido um estudo de caso com alunos do curso de Inglês Para Viagens, promovido pelo NucLi da Universidade Estadual da Paraíba. Como embasamento teórico, discutimos acerca: (i) da formação inicial docente e o desafio do ensino remoto (PIMENTA, 1999; LUDKE & BOING, 2004; SAVIANI & GALVÃO, 2021); (ii) do letramento digital escolar e o ensino de línguas (STREET, 1995; SOARES, 2002; BUZATO, 2006); (iii) da avaliação formativa e as potencialidades do uso do TikTok na sala de aula (PERRENOUD, 1999; GREENSTEIN, 2010; MONTEIRO, 2021); e, por fim, (iv) da importância da reflexão docente por meio do diário reflexivo para a formação inicial do professor (LIBERALI, 1999; PERRENOUD, 2002; SABOTA, 2010). O corpus desta pesquisa foram os Vídeos-Dica produzidos pela professora, os vídeos finais produzidos pelos alunos, e um Diário Reflexivo Dialogado. Como resultado, podemos indicar a concretização significativa do trabalho avaliativo formativo da professora, a ressignificação da ferramenta digital TikTok por meio das suas práticas pedagógicas e o aumento da autonomia dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Me. Telma Sueli Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.title | O uso do tiktok como ferramenta avaliativa no ensino remoto de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MIZIA NAARA VEIGA DE SOUSA.docx (1).pdf | PDF - MÍZIA NAARA VEIGA DE SOUSA | 7.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo Depósito Biblioteca.pdf | Termo de Depósito | 624.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.