Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28992
Título: A relação algodão - modernidade na municipalidade de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX
Autor(es): Gouveia, Maykon Douglas Sousa
Palavras-chave: Algodão
Moderno
Taperoá - Paraíba
Cultura algodoeira
Data do documento: 9-Ago-2022
Resumo: A presente monografia tem por objetivo refletir uma possível relação complementar entre a ascensão da economia algodoeira nas primeiras décadas do século XX e os processos de modernização efetuados na recém municipalidade de Taperoá durante o governo de Hermann Cavalcanti (1925-1927). Sem deixar de lado a zona rural do município, será analisada a questão agrária desde os tempos mais longínquos por meio das concessões de sesmarias aos suplicantes e seus respingos na construção do campesinato taperoaense nos séculos posteriores. De grande relevância também dá-se a investigação acerca do desenvolvimento da cultura algodoeira nos grandes latifúndios e seus paralelos na relação social entre o senhor das terras e o campesinato. Em meio às transformações do moderno analisa-se os impactos no campo e na urbe e de qual maneira estar afetam diretamente o modo de vida da população, sendo estas novidades experienciadas e (re)construídas em olhares distintos pelas classes envolvidas.
Descrição: GOUVEIA, M. D. S. A relação algodão - modernidade na municipalidade de Taperoá nas primeiras décadas do Século XX. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28992
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito do TCC.pdfTermo de Depósito352.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Maykon Douglas Sousa Gouveia.pdfPDF - MAYKON DOUGLAS SOUSA GOUVEIA917.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.