Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28994
Título: Teste de Turing: um computador é capaz de pensar?
Autor(es): Silva, Geylsson Nascimento
Palavras-chave: Teste de Turing
Inteligência artificial
Sintaxe lógica
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: O projeto de pesquisa objetiva analisar se o teste de Turing, experimento de pensamento proposto por Alan Turing nos anos 50, é suficiente para determinar a capacidade de ação inteligente de um computador digital. Turing problematiza as noções comuns de pensamento e máquina e introduz em substituição as noções de comportamento inteligente e computador digital. Estabelecendo uma analogia entre o computador humano e a inteligência artificial o autor assume um firme posicionamento a favor da capacidade de comportamento inteligente das máquinas, da sua capacidade de pensar. Para tanto, o paradigma de pesquisa em inteligência artificial voltado para a linguagem aceita “a ideia básica de que pensar é como falar”, pois a partir dessa premissa fundamental pode-se propor a associação entre algoritmos e programação das máquinas com ações inteligentes da mente humana. Um programa de computador é tão somente um algoritmo que a máquina é capaz de manipular. Não é necessário exigir o uso consciente dos signos para se poder afirmar que uma máquina é capaz de pensar, pois o modo como nós humanos lidamos com a linguagem também envolve manipulação e respostas “programadas” de signos (sintaxe) para se estabelecer relação com as coisas, gerar respostas satisfatórias (semântica). Portanto, a abordagem comportamental proposta por Turing substitui a questão clássica: Uma máquina pode pensar?, pela pergunta que pode ser submetida a teste: Um computador digital pode ter um bom desempenho no jogo da simulação?
Descrição: SILVA, G. N. Teste de Turing: um computador é capaz de pensar? 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28994
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – Geylsson Nascimento Silva.pdfPDF – Geylsson Nascimento Silva214.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito134.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.