Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2900
Título: Revisão de contrato com base na onerosidade excessiva prevista no código de defesa do consumidor
Autor(es): Guedes, Ricardo Barbosa
Palavras-chave: Direito do consumidor
Código de Defesa do Consumidor
Onerosidade Excessiva
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: A força obrigatória dos contratos ou pacta sunt servanda por muito tempo foi considerado um princípio absoluto, que obrigava os contratantes a cumprir o contrato nos exatos termos em que ele foi celebrado de modo que somente as partes, em comum acordo, poderiam modificá-lo, prevalecia a ideia de que “o contrato faz lei entre as partes”. Porém acontecimentos como guerras, crises econômicas, e outros mais provaram que esta realidade estava errada, que para o contrato ter força não era preciso que ele fosse cumprido a todo custo, e essa noção de contrato foi dando lugar à cláusula que ficou conhecida como rebus sic stantibus, que posteriormente deu origem a teoria da imprevisão. A onerosidade excessiva no Código de Defesa do Consumidor está prevista no artigo 6°, inciso V, e consiste na possibilidade de um contrato que se tornou excessivamente oneroso para uma das partes devido a acontecimento superveniente e/ou extraordinário poder ser resolvido ou revisto pelo poder judiciário, e assim ser restaurado o equilíbrio econômico financeiro desse contrato. O presente trabalho tem por objetivo analisar os motivos, causas e requisitos explícitos e implícitos que podem levar um contrato a ser revisto conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.
Descrição: GUEDES, Ricardo Barbosa. Revisão de contrato com base na onerosidade excessiva prevista no código de defesa do consumidor. 2013. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2900
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Barbosa Guedes.pdfRicardo Barbosa Guedes482.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.