Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29022
Título: Avaliação da sensibilidade tátil plantar, reflexo de membros inferiores, funcionalidade e qualidade de vida em pacientes com diabetes
Autor(es): Albuquerque, Viviane Cipriano
Palavras-chave: Diabetes
Diabetes Mellitus
Neuropatia diabética
Qualidade de vida
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) pertence a um grupo de doenças metabólicas representadas por hiperglicemia resultante de uma falha na secreção e/ou ação da insulina, o que pode desencadear o risco de danos micro e macrovasculares. A neuropatia diabética periférica (NDP) é uma complicação microvascular que geralmente surge 10 anos após o diagnóstico do DM e é observada em cerca de 50% dos pacientes, podendo acometer o sistema autônomo e/ou periférico trazendo altos índices de morbimortalidade. Objetivo: Avaliar as alterações de sensibilidade tátil, reflexo, funcionalidade e qualidade de vida em pacientes com diabetes. Métodos: Foi realizada uma pesquisa do tipo observacional e transversal, com avaliação quantitativa dos dados, sendo realizada em Campina Grande - PB na clínica escola do departamento de fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba e em uma clínica privada de Fisioterapia. Foram realizados testes de sensibilidade tátil, reflexo dos membros inferiores, funcionalidade e força.. Resultados: A pesquisa obteve um total de 21 pacientes diagnosticados com DM, sendo 7 do sexo masculino com idade entre 29 a 83 e 14 do sexo feminino, com idade entre 23 a 74 anos (média geral de 54,90 ± 16,03). Os principais achados do estudo apontam que no teste de sensibilidade tátil ao monofilamento, 80,95% (n=17) mostram-se na forma íntegra e 19,05% (n=4) não sentiram o toque do estesiômetro em quatro ou mais pontos dos dez avaliados. Além disso, em relação às alterações do reflexo aquileu, 47,62% (10) possuíam o reflexo ausente no pé direito e 57,14% (12) ausente no esquerdo. Conclusão: Concluímos que o presente estudo evidenciou que as alterações de sensibilidade presentes podem estar relacionadas a uma arreflexia associada, além de uma perda na funcionalidade. Com isso, o presente estudo demonstra a importância do acompanhamento dos pacientes de DM, visto que o diagnóstico precoce previne complicações e auxilia no tratamento adequado dos mesmos.
Descrição: ALBUQUERQUE, Viviane Cipriano. Avaliação da sensibilidade tátil plantar, reflexo dos membros inferiores, funcionalidade de qualidade de vida em pacientes com diabetes. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29022
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Viviane Cipriano AlbuquerqueTCC - Viviane Cipriano Albuquerque1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito237.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.