Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29029
Título: Estudo neuro-pós covid-19: caracterização da independência funcional e qualidade de vida em acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Silva, Ana Caroline Pereira da
Palavras-chave: Estado funcional
Qualidade de vida
Alphacoronavírus
Pandemia Covid-19
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: A pandemia pelo novo coronavírus teve início em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan (China), de forma que até 20 de fevereiro de 2020 já havia infectado mais de 75.000 indivíduos e causado mais de 2.000 casos fatais na China. Para esta situação, a estratégia de prevenção inicialmente eficaz foi adoção das medidas de biossegurança. No último ano, houve um progresso científico notável dos mecanismos da COVID-19 e na criação de vacinas contra o vírus. Evidências científicas atuais corroboram informações sólidas sobre as manifestações agudas da COVID-19, porém os efeitos da infecção em longo prazo após a recuperação ou alta hospitalar necessitam de maior elucidação. Os sintomas na maioria dos casos são febre, fadiga, tosse, diarreia, anosmia e cefaleia, o que interfere na percepção da qualidade de vida e funcionalidade dos indivíduos infectados. Este estudo visa compreender e quantificar os efeitos na Condição Pós-COVID-19 sobre a independência funcional e qualidade de vida dos acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Psicologia da UEPB. Para realização do estudo, o projeto de pesquisa foi submetido para avaliacao e após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB (Parecer: 5.405.214 e CAEE: 58063122.8.0000.5187), foi dado inicio com aplicação de forma online, dos seguintes instrumentos: Protocolo Pós-COVID-19 – Adaptado; Escala visual analógica da Dor – EVA; Medida de Independência Funcional (MIF); Dutch Exertion Fatigue Scale (DEFS). Após a coleta, os dados foram expressos em média e desvio padrão da média. As variáveis categóricas expressas em frequência e porcentagem. Para avaliação da normalidade das variáveis quantitativas foi utilizado o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. Participaram da pesquisa 24 acadêmicos (N=24), 87,5% do curso de Fisioterapia e 12,5% do curso de Psicologia, ambos da UEPB, cursando do 2º ao 10º período; 83% do sexo feminino e 17% do sexo masculino; todos foram submetidos ao teste e apresentaram positivo para COVID-19. Os resultados foram analisados através do Programa Estatístico Graph Pad Prism 6.00. A doença apresenta desfechos negativos no que diz respeito ao surgimento e exacerbação de dor, diminuição de qualidade de vida, aumento de fadiga relacionada às Atividades Básicas de Vida Diárias (ABVS’s) e déficit funcional. Esta pesquisa contribui para a acurácia da conjuntura atual dos estudantes acometidos pela COVID-19 e fornece dados estatísticos que proporcionam à Universidade Estadual da Paraíba informação da situação em que seus acadêmicos se encontram, favorecendo possíveis políticas de intervenção da UEPB neste domínio.
Descrição: SILVA, Ana Caroline Pereira da. Estudo neuro-pós covid-19: caracterização da independência funcional e qualidade de vida em acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29029
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Caroline Pereira da SilvaTCC - Ana Caroline Pereira da Silva1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito125.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.