Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29041
Título: Caracterização do perfil farmacoterapêutico e avaliação da adesão ao tratamento de portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus tipo 2.
Autor(es): Lemos, Erisson Leite
Palavras-chave: Farmacoterapia
Assistência Farmacêutica
Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Hipertensão Arterial Sistêmica
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) incluindo Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) causam morte prematura, incapacidades e gastos elevados para o indivíduo e o sistema de saúde. A farmacoterapia é considerada um método imprescindível para alcançar resultados positivos no tratamento das DCNT, para tal fim deve-se haver adesão ao tratamento, seguindo a posologia indicada pelo prescritor e demais recomendações dos profissionais da saúde, incluindo o farmacêutico. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil farmacoterapêutico e avaliar a adesão ao tratamento medicamentoso de pacientes com HAS e DM2. Tratou-se de um estudo observacional, descritivo, prospectivo e transversal de natureza quantitativa realizado no período de julho a outubro de 2022, na Unidade Básica de Saúde (UBS), em, Campina Grande-PB. As variáveis estudadas foram sociodemográficos, farmacoterápicas e aspectos clínicos. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e o software R. Studio A amostra foi constituída por 50 pacientes, 23 domiciliados e 27 participantes do Programa de Cuidados Farmacêuticos (PROCUIDAF) na referida UBS. Desse total, 40% (n = 20) apresentavam idade igual ou superior a 80 anos e 76% (n = 38) pertenciam ao gênero feminino. Com relação a escolaridade, 60% (n = 30) afirmaram não ter concluído o ensino fundamental e 18 pacientes confirmaram receber até um salário mínimo, sendo 84% aposentados. Quanto as DCNT, 62% (n = 31) apresentavam HAS isolada, 6% (n = 3) manifestou somente a DM2 e 32% (n = 16) HAS associada ao DM2. Constatou-se que 56% da amostra utilizavam quatro ou mais medicamentos, caracterizando polifarmácia e os diuréticos mostraram-se presente em 54% das prescrições. Afirmaram ter autonomia na administração dos medicamentos 76% (n = 38), 24% (n = 12) declararam depender de terceiros, 52% (n = 26) relataram ter esquecido de tomar seus fármacos nos últimos sete dias, 26% (n = 13) informaram que não faz o uso no horário recomendo e 30% (n = 15) dos usuários não entendem a posologia de seu tratamento. O farmacêutico, através dos serviços clínicos deverá auxiliar o usuário na adesão a farmacoterapia, visto que os resultados positivos do tratamento reduzirão os agravos das DCNT e contribuem para uma longevidade saudável e feliz.
Descrição: LEMOS, Erisson Leite. Caracterização do perfil farmacoterapêutico e avaliação da adesão ao tratamento de portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus tipo 2. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29041
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Erisson Leite LemosTCC - Erisson Leite Lemos1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito218.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.