Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29045
Título: A prática do yoga na pandemia: Uma revisão integrativa
Autor(es): Sousa, Kamila Heloisy Pereira de
Palavras-chave: Terapia complementar
Saúde mental
Promoção da saúde
Data do documento: 24-Mar-2023
Resumo: O Yoga como uma prática integrativa e complementar envolve técnicas que podem promover o autocuidado e reduzir sintomas físicos e mentais. O estudo teve o objetivo de identificar em publicações na base de dados da Biblioteca Virtual da Saúde qual o efeito das práticas de Yoga realizadas por adultos no período da pandemia. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura desenvolvida entre os meses de outubro a dezembro de 2022 utilizando para os critérios de inclusão artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, com resumos disponíveis no período compreendido entre 2019-2022. Os descritores utilizados e cruzados foram “Yoga”, “Covid-19”, “saúde pública”, “saúde mental”, “promoção da saúde” e “terapias complementares”. Entre 757 artigos identificados na busca, após a submissão dos critérios de inclusão, 13 artigos foram selecionados. Resultados e discussão: Após a leitura dos arquivos elegidos, 12 estavam no idioma inglês e um no português. A metodologia mais utilizada foi a quantitativa com estudos transversais e com a coleta dos dados predominantemente realizada de forma online, devido às restrições da pandemia.Nos estudos selecionados, a prática do Yoga em adultos durante a pandemia resultou na redução dos sintomas de depressão, ansiedade, exaustão do trabalho e alívio de desconfortos muscular e esquelético. Provocou ainda o aumento da resistência física, do humor e atenção. Considerações finais: No contexto da pandemia, a prática do Yoga produziu efeitos positivos em diferentes grupos como trabalhadores, mulheres e estudantes.
Descrição: SOUSA, Kamila Heloisy Pereira de. A prática do yoga na pandemia: Uma revisão integrativa. 2023. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29045
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kamila Heloisy Pereira de Sousa.pdfTCC - Kamila Heloisy Pereira de Sousa.pdf361.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf178.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.