Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29047
Título: Avaliação da performance da Moringa oleífera na clarificação de águas turvas
Autor(es): Leite, Nathalia Dutra Ribeiro
Palavras-chave: Coagulante natural
Moringa oleífera
Turbidez da água
Tratamento de água
Data do documento: 14-Jul-2022
Resumo: A clarificação da água é dada por um conjunto de etapas que visam remover os sólidos suspensos presentes na água bruta. Uma dessas etapas, que é de extrema importância, é a coagulação, onde pode-se utilizar coagulante de natureza inorgânica ou orgânica. Esse trabalho teve como objetivo a produção do coagulante orgânico a base de Moringa oleífera e a avaliação da performance do mesmo na clarificação de água turvas. Primeiramente as sementes da Moringa Oleífera foram desidratadas para o preparo do coagulante na proporção de 1:20, submetendo a uma agitação de 150 rpm por 10 min, resultando em uma solução de concentração de 5% em relação ao teor de sólidos totais. Em seguida, através de um Delineamento Box-Behnken (DBB) foram realizados planejamentos experimentais para avaliar a interferência das variáveis de dosagem de coagulante da moringa oleífera, turbidez da água bruta e tempo de sedimentação, o que resultou em 15 experimentos, realizados em duplicata. A água utilizada nos ensaios de tratabilidade foi originária do sistema de abastecimento, coletada da torneira do laboratório e posteriormente adicionada caulim para simular a cor e turbidez, ajustando os valores para o estimado no DBB, os ensaios de tratabilidade foram realizados em equipamento jartest. Para a remoção de turbidez, o ensaio E12 obteve melhor desempenho com remoção de 68,25% e para a cor aparente, o ensaio E7 teve melhor atuação, reduzindo em 40,88% em relação a água bruta. A função desejabilidade indicou que para otimizar a remoção de ambos parâmetros em simultâneo deve-se utilizar a dosagem de Moringa oleífera de 300 mg.L-1, aplicação em água bruta com turbidez em torno de 60 uT, e aplicar tempo de sedimentação de 90 min. Por fim, notou-se que o vegetal em questão não apresenta remoções satisfatórias para a remoção de parâmetros físico-químicos em água com baixa turbidez, mas confirmou-se seu potencial de atuação como agente coagulante em água com turbidez elevada.
Descrição: LEITE, Nathalia Dutra Ribeiro. Avaliação da performance da Moringa oleífera na clarificação de águas turvas. 2023. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29047
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nathália Dutra Riebeiro Leite.pdfTCC - Nathália Dutra Ribeiro Leite720.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito211.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.