Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29057
Título: Auricoloterapia como recurso não farmacológico para alívio da dor no trabalho de parto.
Autor(es): Castro, Eduarda Maria Albuquerque
Palavras-chave: Auricoloterapia
Obstetrícia
Trabalho de parto
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: As ações voltadas à humanização do parto e do nascimento proporcionam reflexão sobre a assistência obstétrica adotada no passado, quando um menor número de intervenções era realizado. A literatura tem registrado avanços notáveis no conhecimento sobre os recursos nãofarmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto, proporcionando melhor evolução desta fase que é um reflexo do maior conforto para a parturiente. Um desses recursos é a auriculoterapia. O objetivo deste artigo foi identificar, por meio de um levantamento das evidências científicas, estudos sobre a eficácia da auriculoterapia como um método não farmacológico na redução da dor do parto. Foi realizado um estudo do tipo revisão integrativa da literatura, de caráter qualitativo exploratório. Considerando os quatro estudos encontrados, as perspectivas são positivas para a utilização desse método na assistência ao parto, pois reduzem a dor e duração do trabalho de parto, aumentando o número de alternativas não farmacológicas para as parturientes. Tais métodos podem funcionar como uma ação inicial ou ser combinados com outras técnicas, capazes de preservar a naturalidade do processo de parturição e torná-lo mais tranquilo. A auriculoterapia mostrou-se como opção de método não farmacológico para reduzir a dor do parto.
Descrição: CASTRO, Eduarda Maria Albuquerque. Auricoloterapia como recurso não farmacológico para alívio da dor no trabalho de parto. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29057
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eduarda Maria Albuquerque CastroTCC - Eduarda Maria Albuquerque Castro1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito546.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.