Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29064
Título: Percepções e repercussões sobre o enfrentamento do câncer: Uma compreensão sob a ótica da psico-oncologia
Autor(es): Xavier, Vitória Elias Torres
Palavras-chave: Enfrentamento do câncer
Psico-oncologia
Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP)
Data do documento: 21-Nov-2022
Resumo: A presente pesquisa objetivou apreender as principais concepções e percepções que os pacientes oncológicos desenvolvem acerca do diagnóstico, prognóstico e enfrentamentos durante o tratamento. Além disso, justifica-se pela imprescindível tarefa de retomar o protagonismo do sujeito no seu tratamento, validando os seus sentimentos e a sua compreensão, além de trazer a cientificidade a este processo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo analítico e exploratório, realizada com 6 pacientes do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), localizada na cidade de Campina Grande/PB. Os instrumentos empregados para coletar os dados foram entrevistas de roteiro semiestruturado, questionário sociodemográfico e diário de campo, tendo como suporte o referencial teórico da Psicologia Hospitalar e a Psico-oncologia. A análise dos dados foi feita com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin e, como técnica, foi utilizada a análise categorial temática. Constata-se que o desejo de cura, o uso de rede de apoio e o recurso da família e a espiritualidade foram as categorizações dos achados de pesquisa e, com isso, espera-se que novos estudos de amostras mais robustas sejam realizados nesta area.
Descrição: XAVIER, Vitória Elias Torres. Percepções e repercussões sobre o enfrentamento do câncer: Uma compreensão sob a ótica da psico-oncologia. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29064
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitória Elias Torres Xavier.pdfTCC - Vitória Elias Torres Xavier313.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito188.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.