Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29066
Título: O homicídio de um dos pais e seus efeitos na vida dos filhos sobreviventes
Autor(es): Maia, Wellington Oliveira
Palavras-chave: Morte - Aspectos psicológicos
Homicídio
Transtorno de Estresse Pós -Traumático
Data do documento: 17-Nov-2022
Resumo: O homicídio se mostra como a extrema expressão da violência, tendo seus efeitos não apenas na vítima em si, mas também sobre aqueles que eram próximos a ela, neste caso, as vítimas indiretas. Devido aos escassos números de publicações voltadas para essa temática, o objetivo deste trabalho é analisar quais os desdobramentos que o homicídio de um dos genitores tem sobre a vida dos filhos na fase infantil. Assim, este trabalho se debruça sobre o que chamamos de vítimas indiretas, mais especificamente sobre os filhos, a fim de averiguar quais as repercussões que esse tipo de perda acarreta. Utilizamos como metodologia a revisão sistemática e de literatura e aplicamos no estudo que foi desenvolvido para o componente curricular de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de graduação em Psicologia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Concluímos que há diferenças entre os efeitos do homicídio e feminicídio, como também a existência de mudanças comportamentais e emocionais, tendo como base a relação entre a perda por assassinato e o desenvolvimento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Dentre os resultados destacados, foi visto que os filhos sobreviventes correm o risco de vivenciarem um luto em que há complicações.
Descrição: MAIA, Wellington Oliveira. O homicídio de um dos pais e seus efeitos na vida dos filhos sobreviventes. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29066
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wellington Oliveira Maia.pdfTCC - Wellington Oliveira Maia.pdf438.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf73.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.