Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29068
Título: Perfil e autopercepção de saúde bucal de pacientes em tratamento de hemodiálise no município de Campina Grande
Autor(es): Meira, Larissa Trajano de Souza
Palavras-chave: Diálise renal
Autopercepção
Saúde bucal
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Considerada um problema de saúde pública mundial, a doença renal crônica tem se manifestado com índices crescentes de prevalência e incidência. Pretendeu-se com este estudo verificar a autopercepção de saúde bucal em pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica em tratamento de hemodiálise na cidade de Campina Grande. Tratou-se de um estudo do tipo transversal de caráter analítico quantitativo, sendo realizado em dois hospitais de referência do SUS na cidade. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados para a pesquisa uma ficha clínica, o questionário Oral Health Impact Profile na sua versão reduzida (OHIP-14) e o questionário Medical Outcomes Short-Form Health Survey (SF-36). Os dados foram processados no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e analisados através de estatística descritiva e inferencial. Conclui-se que a maioria dos pacientes avaliados eram do sexo masculino (54,4%), com idade de até 57 anos de idade (51,7%), com até 8 anos de estudo (55,1%), não branco (71,2%), renda familiar de 1 a 3 salários mínimos (64,6%) e residente em cidades adjacentes à Campina Grande (68,8%). A autopercepção de saúde bucal boa, muito boa ou excelente representou 62,9% dos pacientes.
Descrição: MEIRA, Larissa Trajano de Souza. Perfil e autopercepção de saúde bucal de pacientes em tratamento de hemodiálise no município de Campina Grande. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29068
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Larissa Trajano de Souza Meira.pdfTCC - Larissa Trajano de Souza Meira705.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito233.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.