Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29072
Título: Segmentação automática do rim em imagens de tomografias computadorizadas e ultrassonografias utilizando U-Net
Autor(es): Araújo, Jenniffer Kelly Rufino de
Palavras-chave: Segmentação semântica
Rede Neural Convolucional
U-Net
. Função renal
Data do documento: 2-Dez-2022
Resumo: A segmentação do rim é um passo essencial no desenvolvimento de qualquer sistema assistido por computador para avaliação da função renal, todavia, pode ser passível a erros humanos, uma vez que é feito de forma manual e, também, pode ser cansativo, principalmente se for feita em muitas fatias. Em virtude dessa dificuldade, nos últimos anos a inteligência artificial vem obtendo importante papel na segmentação de imagens para inúmeros propósitos e, desfrutando dessas ferramentas, este trabalho faz uso de redes neurais convolucionais, através da arquitetura U-Net, para segmentação de imagens renais. Para alcançar estes objetivos, foi utilizada duas bases de dados, onde uma é referente a tomografias computadorizadas e outra a ultrassonografias. Com base nisso, foram utilizadas técnicas de pré-processamento de imagens para auxiliar na tarefa da segmentação semântica. Por fim, foi avaliada como benéfica à inserção de inteligência artificial na segmentação de imagens, com o modelo alcançando uma métrica de semelhança de Dice para o conjunto de testes de 0,83 para TCs e 0,96 para ultrassonografias.
Descrição: ARAÚJO, Jenniffer Kelly Rufino de. Segmentação automática do rim em imagens de tomografias computadorizadas e ultrassonografias utilizando U-Net. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29072
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jenniffer Kelly Rufino de AraújoTCC - Jenniffer Kelly Rufino de Araújo2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito255.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.