Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29080
Título: Aleitamento materno: Quais aspectos levam ao desmame precoce?
Autor(es): Mendes, Thays Lizandra Silva
Palavras-chave: Aleitamento materno exclusivo
Desmame precoce
Leite materno
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: Introdução: O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida é considerado a melhor prática para um desenvolvimento infantil, com boas condições de nutrição, saúde e desenvolvimento psicológico. Alguns fatores podem intervir no processo da amamentação, como a via de parto, fatores psicológicos, intercorrências mamárias, podendo resultar em um desmame precoce. Objetivo: Verificar os fatores associados do desmame precoce e aspectos que influenciam diretamente no aleitamento materno. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que aconteceu entre março e setembro de 2022, onde realizou-se uma busca de artigos nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Cochrane, PubMed, Lilacs, SciELO, Science Direct, manuais do Ministérios da Saúde e Organização Mundial da Saúde; com recorte temporal de estudos publicados entre os anos de 2018 e 2022. Resultados: Diante do exposto e interpretação de dados levantados a partir dos materiais inclusos na revisão, foi possível identificar um alto índice de desmame precoce por variados motivos, como a via de parto, intercorrências mamárias, fatores psicológicos e biopsicossociais, uso de chupetas e mamadeiras, entre outros aspectos que influenciam negativamente. Conclusão: Foram encontrados um pequeno número de artigos, necessitando de uma maior atenção do meio acadêmico acerca dos fatores associados ao desmame precoce, buscando compreender o porquê os índices de desmame precoce são tão alterados comparando aos preconizados pela OMS. Infere-se que o incentivo ao aleitamento materno e amamentação na primeira hora de vida juntamente com a permanência da mãe por mais tempo com o filho contribuíram para a manutenção do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de idade do lactente.
Descrição: MENDES, Thays Lizandra Silva. Aleitamento materno: Quais aspectos levam ao desmame precoce?. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29080
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thays Lizandra Silva MendesTCC - Thays Lizandra Silva Mendes467.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito83.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.