Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29087
Título: Políticas de gestão de pessoas: um caso da empresa brasileira de serviços hospitalares
Autor(es): Fidelix, Danilo de Araújo
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Progressão funcional
Capacitação pessoal
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho foi resultado de um estudo acerca da Política de Gestão de Pessoas adotada no âmbito da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, considerada um mecanismo baseado em valores éticos, no acesso a capacitações, na valorização profissional, no fortalecimento da humanização e na contribuição para o alcance dos objetivos da empresa. A sua escolha se justificou pelo fato da EBSERH adotar uma política de gestão de pessoas inovadora baseada no desempenho por competências voltada aos resultados obtidos pelos empregados e nas suas formas de treinamento e desenvolvimento. Já o objetivo principal desse estudo foi analisar a sua aplicação, identificando a relação existente entre o desempenho pessoal e profissional de seus empregados e o alcance dos objetivos institucionais. De início foi realizada uma abordagem cronológica acerca do entendimento da Gestão de Pessoas, desde a década de 1910 até a década atual; o surgimento desse conceito no Brasil; sua inter-relação com a Administração Pública em prol dos interesses da coletividade e pontos introdutórios da Política de Gestão de Pessoas e sua influência no ambiente de trabalho. Também foram apresentados os fatores de sucateamento e precarização dos HUFs, gerando os motivos que culminaram na criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, através da Lei 12.550, de 15 de dezembro de 2011. Esse estudo é caracterizado de natureza exploratória, onde se utilizou como pesquisa prévia a bibliográfica, através de material já publicado e no estudo de normativos que regulamentam a autarquia, levantando um trabalho de natureza qualitativa. Para isso, foram realizadas consultas prévias nas normas que regulamentam a política de gestão de pessoas da referida empresa, tais como, a Norma Operacional 02/2015 – Avaliação de Desempenho dos Empregados, Norma Operacional 04/2015 – Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), Norma Operacional de Capacitação, trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Permanente de Desenvolvimento de Pessoas e o Regulamento de Pessoas da EBSERH. Após realizado o estudo, verificou-se a forma como a EBSERH gerencia suas equipes de trabalho, através de uma Política de Gestão de Pessoas com foco no desempenho por competência, planejando, monitorando a execução das atividades, identificando e corrigindo desvios.
Descrição: FIDELIX, Danilo de Araújo. Política de gestão de pessoas: um caso da empresa brasileira de serviços hospitalares. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29087
ISSN: CDD 351
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo de Araújo Fidelix.pdfPDF - Danilo de Araújo Fidelix410.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito225.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.