Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29096
Título: Aplicabilidade dos recursos fisioterapêuticos no linfedema pós mastectomia: uma revisão integrativa
Autor(es): Vasconcelos, Maiara Celly de Andrade
Palavras-chave: Câncer de mama
Mastectomia
Linfedema
Fisioterapia
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: Introdução: O linfedema é um quadro patológico recorrente, ocasionado pela dissecção dos linfonodos axilares. Há diversos recursos fisioterapêuticos que podem ser aplicados com o intuito de recuperar ou manter a funcionalidade das mulheres acometidas, proporcionando mais qualidade de vida. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa de estudos atuais acerca dos recursos fisioterapêuticos aplicáveis no tratamento do linfedema pós mastectomia. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de ensaios clínicos randomizados (ECR). A busca foi realizada nas plataformas PUBMED, Scielo, PEDro e BVS, com os seguintes descritores: “Mastectomy”, "Lymphedema", “Physiotherapy”, “Breast cancer”. Foram incluídos artigos indexados, publicados no período de 2017 a 2022, ECR, em português, inglês e espanhol disponíveis gratuitamente na íntegra, e que abordassem os recursos fisioterapêuticos aplicados em pacientes com linfedema pós mastectomia. Foram excluídos estudos em duplicata. Resultados: Seis ensaios clínicos randomizados foram selecionados segundo os critérios de elegibilidade. Mediante a análise dos resultados, o recurso padrão ouro continua sendo a terapia complexa descongestiva (TCD), porém, os estudos mostraram que a associação de dois ou mais métodos como a drenagem linfática manual, roupas de compressão, eletroterapia, treinamento progressivo, entre outros, é mais efetivo e apresenta melhores desfechos. Conclusão: Nem todos os recursos citados são aplicáveis como prevenção do linfedema, mas nenhum deles foi contraindicado para o tratamento.
Descrição: VASCONCELOS, Maiara Celly de Andrade. Aplicabilidade dos recursos fisioterapêuticos no linfedema pós mastectomia. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29096
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maiara Celly de Andrade VasconcelosTCC - Maiara Celly de Andrade Vasconcelos409.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito170.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.