Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29113
Título: Uso de Machine Learning para classificação de risco de óbitos por covid-19 no estado de Mato Grosso
Autor(es): Silva, Maria Fagna Felix da
Palavras-chave: Covid-19
LightGBM
Óbitos
Estatística
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: A crise sanitária global causada pela Covid-19, tornou indispensável o uso de dados provenientes dos prontuários de pacientes para obtenção de modelos preditivos capazes de contribuir com a tomada de decisão. O uso de Machine Learning foi introduzido em vários estudos. Neste contexto, o presente trabalho utilizou amostras de pacientes com Covid-19 do estado de Mato Grosso, e através de características biológicas e morbidades dos pacientes se propôs obter um modelo capaz de prever a evolução da doença, fazendo a distinção entre dois possíveis cenários, recuperado ou óbito. Os algoritmos utilizados foram Regressão Logística, Random Forest, XGBoost, LightGBM e CatBoost. Os resultados dos modelos se mostraram satisfatórios obtendo a área sob a curva (AUC) ROC superior a 0,80, ou seja, com uma alta taxa de verdadeiros positivos e baixa taxa de falsos positivos. As variáveis que mais contribuíram com o modelo foram a idade, comorbidade, hipertensão, diabetes e obesidade. O intuito de obter um modelo capaz de discriminar entre as duas classes possíveis foi atendido, ressaltando que uma análise aprofundada sobre a estrutura de causa e efeito entre as variáveis previsoras e a variável resposta não foi a premissa do estudo, mas a obtenção de um modelo aceitável capaz de distinguir satisfatoriamente entre as duas classes de interesse, recuperado ou óbito.
Descrição: SILVA, Maria Fagna Felix da. Uso de Machine Learning para classificação de risco de óbitos por covid-19 no estado de Mato Grosso. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29113
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Fagna Felix de Souza.pdfTCC - Maria Fagna Felix da Silva1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito103.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.