Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29114
Título: | Efeitos da educação em neurociência da dor em indivíduos com lombalgia crônica: Uma revisão integrativa |
Autor(es): | Nóbrega, Iago de Sousa |
Palavras-chave: | Dor Lombar Crônica (DLC) Lombalgia Educação em Neurociência da Dor (END) |
Data do documento: | 23-Nov-2022 |
Resumo: | A dor lombar crônica (DLC) é uma patologia musculoesquelética altamente incapacitante, de origem multifatorial e atualmente configura-se como um problema de saúde pública. Indivíduos acometidos por DLC, por vezes, são influenciados por crenças, medos, fatores sociais e psicológicos que dificultam o tratamento adequado, ou seja, aquele pautado no movimento/exercício. Nessa perspectiva, surge a Educação em Neurociência da Dor (END) com intuito de transformar a perspectiva desses indivíduos quanto ao tratamento, facilitando o manejo terapêutico e auxiliando na atenuação dos rebatimentos da DLC. O objetivo desse estudo foi identificar os efeitos da END no tratamento de indivíduos com lombalgia crônica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que foi realizada nas bases de dados PubMed e Physiotherapy Evidence Database (PEDro), no período de dezembro de 2021 a março de 2022, com emprego dos descritores disponíveis no DeCS: “Dor Lombar”, “Dor Crônica”, “Exercício” e do operador booleano “AND” que será empregado para realizar a combinação dos descritores. Além do descritor “Educação em neurociência da dor”, não disponível no DeCS. Foram incluídos estudos realizados nos últimos 6 anos, em inglês e português. Foram excluídos os artigos de revisão, os repetidos entre as bases de dados e os que não se enquadravam nos objetivos da pesquisa. Foram incluídos 6 artigos que demonstraram que a END atrelada a algum método físico possui efeitos positivos no que diz respeito a redução da intensidade da dor, a redução incapacidade, na melhora na catastrofização da dor, da cinesiofobia, no desempenho físico/lombar, nos limiares de dor a pressão lombar, na diminuição na percepção negativa da dor, na diminuição das crenças de evitação do medo, em uma melhor autoeficácia e no aumento da força muscular em pacientes do DLC. Conclui-se que a END associada a algum método físico apresentou efeitos positivos na melhora de vários rebatimentos da DLC, entretanto, a escassez de estudos na literatura científica correlacionado essas temáticas impede uma análise mais abrangente, sendo necessário estudos futuros para comprovação da eficácia dessa abordagem educacional. |
Descrição: | NÓBREGA, Iago de Sousa. Efeitos da educação em neurociência da dor em indivíduos com lombalgia crônica: Uma revisão integrativa. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29114 |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Iago de Sousa Nóbrega | TCC - Iago de Sousa Nóbrega | 468.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 89.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.