Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2914
Título: A licença maternidade para casais homoafetivos
Autor(es): Marques, Raissa Agra
Palavras-chave: Direito familiar
Adoção
Homoafetividade
Data do documento: 11-Fev-2014
Resumo: No ordenamento jurídico brasileiro há a permissão legal para que casais homoafetivos formalizem civilmente o casamento. A partir dessa premissa, a doutrina e a jurisprudência tem se posicionado favoravelmente quanto à possibilidade da adoção de menores por estes pares homossexuais. Questiona-se então o porquê de serem eles excluídos dos benefícios concedidos aos heterossexuais, em decorrência da adoção, especialmente no que tange ao benefício da licença maternidade, uma vez que a atual legislação limita o gozo do salário e da licença maternidade às mulheres. Nesse sentido, surgem os estudos acerca da implementação da licença natalidade, um benefício embasado na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, que visa garantir o período destinado à convivência familiar ao menor adotado no momento da chegada ao novo lar, independentemente da identidade de gênero do adotante. Sendo assim, busca-se através deste estudo a possibilidade de alteração legislativa, a fim de adequar o atual benefício aos avanços sociais, de forma a garantir os princípios constitucionais da isonomia, liberdade sexual, dignidade humana e, principalmente, do melhor interesse do menor, pondo fim à discriminação social pelas escolhas sexuais do indivíduo. Para elaboração do presente trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica de doutrinadores que abordam o tema, desenvolvida pelo método de abordagem indutivo, bem como o hipotético-dedutivo e dialético.
Descrição: MARQUES, Raissa Agra. A licença maternidade para casais homoafetivos. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2914
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Agra Marques.pdfRaissa Agra Marques637.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.