Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29141
Título: Modalidades fisioterapêuticas na melhora da qualidade de vida em pacientes com artrite reumatoide: uma revisão narrativa
Autor(es): Santos, José Wesley Lima
Palavras-chave: Artrite reumatóide
Modalidades fisioterapêuticas
Doença crônica
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: INTRODUÇÃO: A artrite reumatoide é uma doença inflamatória no qual o próprio sistema imune do corpo ataca os próprios tecidos saudáveis que pode gerar inchaço e rigidez articular, além de vermelhidão, dor e calor ao redor das articulações. Trata-se de uma enfermidade crônica e sistêmica, o que pode prejudicar gravemente a qualidade de vida dos acometidos. OBJETIVO: Analisar as principais modalidades fisioterapêuticas na melhora da qualidade de vida de pacientes com artrite reumatoide. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, cuja análise foi realizada de forma descritiva e a busca foi feita nas seguintes bases de dados: PubMed, ScieLO, LILACS e Periódicos CAPES, considerando artigos que estivessem nos idiomas inglês e português, publicados entre os anos de 2017 a 2022, utilizando os uniternos “Arthritis Rheumatoid”, “Artrite Reumatoide”, “Physical Therapy Modalities”, “Modalidades de fisioterapia”, “Quality of Life” e “Qualidade de vida”, combinados e isolados, associados pelos operadores booleanos “OR” e “AND”. RESULTADOS: A seleção foi realizada entre setembro e novembro de 2022 e obteve-se 144 artigos, sendo 132 artigos excluídos por leitura de título e resumo. Após exclusão por duplicatas, indisponibilidade de texto na íntegra, não ter relação direta com o tema e leitura completa, a amostra final foi composta por 6 estudos. Todos artigos obtiveram resultados positivos quanto à qualidade de vida, entretanto, todos os autores buscaram modalidades fisioterapêuticas diferentes. CONCLUSÃO: Os achados evidenciaram o importante papel da fisioterapia na melhora da qualidade de vida dos portadores de artrite reumatoide, visto que todas as modalidades fisioterapêuticas estudadas no presente artigo foram consideradas benéficas à essa população.
Descrição: SANTOS, José Wesley Lima Santos. Modalidades fisioterapêuticas na melhora da qualidade de vida em pacientes com artrite reumatoide: uma revisão narrativa. 2022 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29141
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Wesley Lima Santos.pdfTCC - Jose Wesley Lima Santos399.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.