Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29143
Título: | Aplicação da educação ambiental como ferramenta para conservação do bioma da caatinga |
Autor(es): | Andrade, Jesielly Evane Miranda de |
Palavras-chave: | Educação ambiental Caatinga Conservação ambiental |
Data do documento: | 25-Nov-2022 |
Resumo: | Mesmo com toda riqueza e importância biológica, este bioma é considerado como um dos mais ameaçados do Brasil. Boa parte dele já sofreu ações antrópicas e grande parte de sua área não possui medidas efetivas para sua conservação. Através da educação ambiental (EA) pode-se transformar as maneiras de pensar e agir, fazendo com que os alunos possam se sensibilizar com o meio ambiente e compreendam a importância de sua conservação para a preservação da vida na Terra. Propor planos de aplicação da educação ambiental como instrumento para restauração e conservação do bioma da Caatinga, bem como o desenvolvimento de estratégias relacionadas às áreas da Educação Ambiental que possam vir a contribuir para a restauração e conservação do bioma. As palestras foram realizadas na Escola Estadual Antônio Galdino filho e na Associação de Agricultores do município de Pocinhos - PB nos meses de setembro e outubro de 2022 e a coleta de dados para análise estatística se deu através da aplicação de um formulário on-line no mês de outubro de 2022. Participaram da pesquisa os alunos, professores, agricultores e funcionários presentes nas palestras. Com relação ao formulário, a amostra foi composta pelas 100 pessoas que o responderam. As palestras foram realizadas em três turmas, participando alunos das três séries do ensino médio e duas professoras, evidenciando que os alunos ainda viam o bioma como algo seco e empobrecido, porém ao final das palestras os mesmos relataram estar saindo com outra visão e com o desejo de protegê-lo, na Associação de Agricultores houve muita troca de conhecimentos e ficou evidente a importância da agricultura familiar para a conservação da Caatinga. Quanto ao formulário evidenciou-se que os participantes possuíam a faixa etária entre 10 e 60 anos, a maioria possuíam nível superior completo, a palavra seca foi a mais descrita como algo que lembra o bioma, 67% elencaram o bioma como possuindo risco de extinção, 95% consideram a conservação do bioma importante, 98% consideram a educação ambiental como ferramenta importante para preservação, 90% concordaram que a mesma pode ser trabalhada em qualquer faixa etária e78% a veem como uma ferramenta que não deve ser restrita as ciências biológicas. Percebe-se que a EA constitui uma ferramenta importantíssima na preservação, conservação e restauração da Caatinga, bem como precisamos de políticas públicas que a trabalhem de forma não formal, através de propagandas, palestras, entre outros, que alcancem a população de forma geral. |
Descrição: | ANDRADE, Jesielly Evane Miranda de Andrade. Aplicação da Educação Ambiental como ferramenta para conservação do Bioma da Caatinga. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29143 |
Aparece nas coleções: | 01 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jesielly Evane Miranda de Andrade.pdf | TCC - Jesielly Evane Miranda de Andrade.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 88.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.