Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29153
Título: Experimentos feitos com materiais de baixo custo para o ensino de física
Autor(es): Pereira, Wandson Nunes
Palavras-chave: Leis de Newton
Ensino de Física
Atividades experimentais
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Com o uso de atividades experimentais elaboradas com materiais de baixo custo realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Cunha Lima, na cidade de Remígio – PB, foi possível avaliar sobre o desempenho dos estudantes mediante a execução dessas atividades experimentais acerca de como se dá o processo de ensino-aprendizagem em física. Foi feito uma proposta experimental que consistia em experimentos elaborados com materiais de baixo custo para abordar as três Leis de Newton, onde para cada lei era utilizado experimento de forma a tornar a aula mais dinâmica e atrativa para os alunos. No processo de execução, alguns alunos participaram da aplicação dos experimentos se mostrando mais ativos através de discussões que iam surgindo mediante cada experimentação apresentada. Verificou-se que as atividades experimentais produzidas com materiais de baixo custo é um ótimo recurso para os professores que desejam construir uma proposta para sala de aula que seja dinâmica e atrativa para os alunos. Foi perceptível também as dificuldades apresentadas pelos alunos em operações básicas da matemática onde a proposta experimental serviu para fugir um pouco desse tratamento puramente matemático da física que muitos professores impõem em suas aulas. Além também de destacar que os alunos se sentiram mais à vontade nas aulas experimentais para levantar hipóteses e discussões sobre o fenômeno estudado do que quando realizado uma aula sem os experimentos.
Descrição: PEREIRA, Wandson Nunes. Experimentos feitos com materiais de baixo custo para o ensino de física. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29153
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wandson Nunes PereiraTCC - Wandson Nunes Pereira1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito307.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.