Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29156
Título: O ensino do conteúdo eletroquímica com o auxílio da temática recuperação de bijuteria
Autor(es): Silva, Vitória Maria
Palavras-chave: Ensino de Química
Reações de Oxirredução
Ensino médio
Data do documento: 9-Dez-2022
Resumo: Atualmente a sociedade de modo geral cobra do sistema educacional brasileiro, um ensino capaz de despertar nos estudantes o censo de coletividade no processo de aprendizagem, capacitando-os para o enfrentamento dos problemas socioculturais de suas comunidades. A sociedade, empresas e famílias almejam para os estudantes uma aprendizagem que possibilite a compreensão do meio em que se encontram socialmente, atentos às transformações que ocorrem com o desenvolvimento tecnológico e consequentemente sabendo lidar e acompanhar essa transformação, entretanto, é possível observar rupturas na educação, haja vista que a mesma não está preparando indivíduos para atuar de forma dialógica, relacionando o processo de ensino-aprendizagem com a realidade e em prol do atendimento aos anseios sociais. Nessa perspectiva, esse trabalho é fruto de ações, desenvolvidas em uma instituição de ensino básico tendo enfoque no ensino de química como pilar base e sua relevância não somente para a pesquisa, mas perante todo o encaminhamento educacional abordado. O mesmo objetivou elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD) com enfoque na temática recuperação de bijuterias, tendo este como tema gerador por ser uma temática que estava presente no contexto em que os discentes estavam inseridos, de forma a promover o estudo do conteúdo eletroquímica. A pesquisa foi realizada em uma Escola Cidadã Integral localizada no município de Queimadas-PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foram oitenta e cinco (85) estudantes do 2º ano do Ensino Médio Regular. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliação do Ensino de Química, da SD apresentada e da experimentação de baixo custo realizada. Os resultados obtidos foram sistematizados em figuras e em quadros, discutidos e interpretados à luz do referencial teórico. Os resultados apontaram que as atividades desenvolvidas e aplicadas despertaram o estímulo e interesse dos estudantes pela Química e contribuiu com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo eletroquímica.
Descrição: SILVA, Vitória Maria. O ensino do conteúdo eletroquímica com o auxílio da temática recuperação de bijuteria. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29156
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitória Maria SilvaTCC - Vitória Maria Silva835.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito216.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.