Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29158
Título: Estratégias de cuidados implementadas por mulheres para detecção e controle do linfedema
Autor(es): Farias, Jennyfer Giovana de Paiva
Palavras-chave: Neoplasias da mama
Linfedema
Enfermagem
Saúde da mulher
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: O câncer de mama tem se configurado como um grave problema de saúde pública, com necessidade de investimentos em saúde para o enfrentamento dessa patologia. De acordo com estimativas recentes, a incidência deste tipo de câncer tem aumentado anualmente e, sendo a cirurgia uma das possibilidades terapêuticas, que pode ser acompanhada por complicações pós procedimento cirúrgico, como o linfedema. Nesse contexto, objetivou-se investigar as estratégias de cuidados implementadas por mulheres mastectomizadas para detecção e controle do linfedema. O estudo foi realizado em um centro de cancerologia localizado no município de Campina Grande-PB. A população se constituiu por mulheres mastectomizadas que realizaram linfadenectomia axilar. Participaram do estudo um total de 54 mulheres. O instrumento da coleta contemplou variáveis sociodemográficas e referente às estratégias de cuidados implementadas pelas mulheres para prevenção do linfedema. A idade das mulheres variou de 33 a 78 anos. Observou-se que 48,1% eram casadas; 38,8% tinham ensino fundamental incompleto; 29,6% aposentadas. No tocante à cirurgia, 24,1% das mulheres realizaram mastectomia bilateral, 42,6% realizaram mastectomia unilateral e 33,3% foram submetidas à quadrantectomia. Dentre as complicações citadas, destacam-se a diminuição na força do braço homolateral à cirurgia (66,6%), e a percepção de peso adicional nesse membro (54%). No tocante às práticas de autocuidado, 80% não realizavam depilação axilar, 94,4% não costumavam tomar sol nem utilizar compressas em excesso, 78% não faziam uso de desodorantes com álcool; 98,1% não usavam roupas e acessórios apertados, além de não permitirem alguns procedimentos clínicos e invasivos no braço homolateral à cirurgia. Conclui-se que a informação e conhecimento da mulher sobre a temática é a principal estratégia para prevenir e controlar o linfedema, uma vez que a enfermagem pode contribuir de diversas maneiras através da educação em saúde e das práticas integrativas, melhorando a qualidade de vida dessa população.
Descrição: FARIAS, Jennyfer Giovana de Paiva. Estratégias de cuidados implementadas por mulheres para detecção e controle do linfedema. 2022. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29158
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jennyfer Giovana de Paiva FariasTCC - Jennyfer Giovana de Paiva Farias1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito553.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.