Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29164
Título: "Se não mudar não vou ficar muito tempo nessa vida não": Um recorte da atividade de trabalho dos entregadores por aplicativo da cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Mota, Ana Clara Ribeiro Cabral e
Palavras-chave: Entregador por aplicativo
Precarização laboral
Neoliberalismo
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: O trabalho mediado por plataformas digitais configura-se em uma modalidade laboral em ascensão desde o seu surgimento. Todavia, no período pandêmico, houve um crescimento exponencial dessa modalidade de trabalho devido à necessidade de isolamento populacional. Desde então, o trabalho dos entregadores por aplicativo sofreu constantes mudanças que vão desde a sua supervalorização, ocorrida no auge dos lockdowns, até o agravamento da precarização laboral que é inerente a essa atividade. Para compreender a realidade desses trabalhadores esta pesquisa teve como objetivo analisar como se configuram a organização, condições de trabalho e relações intersubjetivas de entregadores de aplicativos em Campina Grande-PB. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa empírica de caráter qualitativo a partir da perspectiva teórica da Psicodinâmica do Trabalho com 25 trabalhadores entre 18 e 40 anos, do sexo masculino, vinculados à plataforma de entregas Ifood, utilizando a técnica de análise dos núcleos do sentido. Concluiu-se que os entregadores enfrentam riscos de acidente no trânsito, fazem longas jornadas de trabalho e recebem baixa remuneração pelas entregas. Os dados evidenciaram que os entregadores se configuram coletivamente para o manejo dos transtornos da organização de trabalho. Nesse sentido, demonstraram que são ativos na busca por invenções que lhes permitam lidar com os riscos e desgastes cotidianos característicos da sua atividade de trabalho.
Descrição: MOTA, Ana Clara Ribeiro Cabral e. "Se não mudar, não vou ficar muito tempo nessa vida não": Um recorte da atividade de trabalho dos entregadores por aplicativo da cidade de Campina Grande - PB. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29164
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Clara Ribeiro Cabral e MotaTCC - Ana Clara Ribeiro Cabral e Mota467.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito314.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.