Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29173
Título: Estudos preliminares do fanatismo esportivo feminino no futebol brasileiro sob a perspectiva da logoterapia e análise existencial
Autor(es): Nascimento, Karen Morganny Silva
Palavras-chave: Logoterapia
Futebol - mulheres
Análise existencial
Data do documento: 17-Out-2022
Resumo: Muito se fala sobre o fanatismo e utiliza-se deste termo para descrever pessoas que têm uma devoção cega a algo ou alguém. Quando falamos em fanatismo esportivo, entendemos isso como algo comum no Brasil, considerado o “país do futebol”. Sendo assim, o referido artigo visa identificar como o sentimento de paixão se apresenta na experiência das torcedoras de futebol, apontando a introdução destas neste contexto através de uma perspectiva histórica, relacionando este abarcamento com o conceito de fanatismo, além de verificar com a Logoterapia e a Análise Existencial enxergam a temática. Por meio de uma revisão bibliográfica e análise de pesquisas existentes sobre o tema em questão, foi possível verificar a inserção cada vez mais presente das mulheres no cenário esportivo, sendo observado mais especificamente no contexto do futebol. Por fim, notou-se que existe a necessidade de que a Psicologia tenha um olhar voltado para a busca e compreensão do envolvimento feminino no futebol como torcedora, pois foi observado uma carência de pesquisas e artigos sobre o tema em questão, e notou-se que um acompanhamento voltado a este cenário é fundamental no contexto atual.
Descrição: NASCIMENTO, Karen Morganny Silva. Estudos preliminares do fanatismo esportivo feminino no futebol brasileiro sob a perspectiva da logoterapia e análise existencial. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29173
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Karen Morganny Silva NascimentoTCC - Karen Morganny Silva Nascimento266.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito105.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.