Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29186
Título: Estado de saúde e nutricional de colaboradores da empresa Energisa-PB no programa de qualidade de vida em João Pessoa - PB
Autor(es): Alencar, Walderban Alves de
Palavras-chave: HIPERTENSÃO
Obesidade
Sedentarismo
Hipertesão
Qualidade de vida
Atividade física
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: Mais da metade da população brasileira está acima do peso e uma das principais causas é o sedentarismo, caracterizado pela falta de atividade física e a má alimentação constituída em sua grande parte por alimentos poucos nutritivos e/ou nocivos à saúde. O ambiente de trabalho também pode contribuir para o ganho este ganho de peso, isso porque funcionários administrativos principalmente passam horas e horas sentados, e normalmente são submetidos ao estresse, esses são os maiores potencializadores da obesidade e consequentemente de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O excesso de peso por si só tem impacto financeiro negativo para as empresas, grande parte desses custos está mais relacionada às complicações do sobrepeso, como diabetes Mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e as cardiopatias e alguns tipos de câncer. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos, de natureza cardiovascular, respiratória, do aparelho locomotor, metabólicas, alguns tipos de câncer. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo avaliar o estado nutricional dos colaboradores inseridos no programa de qualidade de vida da Energisa (unidade João Pessoa). Trata-se de um estudo documental com uma abordagem quanti-qualitativa, com amostra de 29 funcionários de ambos os sexos. Para a coleta de dados foi utilizado uma balança eletrônica digital portátil tipo plataforma, de marca Kratos com capacidade para 150 kg e sensibilidade de 50g e uma fita métrica inelástica de 150 cm, de marca MBZ. Os resultados foram inseridos na planilha do Excel e tabulados no Programa de Análises Estatísticas, Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). No período de acompanhamento de 12 meses observou-se uma redução na prevalência de obesidade de 20,8%, no sobrepeso houve diminuição de 14,4 % e consequentemente um aumento de 24% na prevalência de Eutrofia. Conclui-se que o programa de qualidade de vida da Empresa obteve resultados significativos em relação à melhora do estado nutricional dos funcionários no período de 12 meses.
Descrição: ALENCAR, Walderban Alves de. Estado de saúde e nutricional de colaboradores da empresa Energisa-PB no programa de qualidade de vida em João Pessoa - PB. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29186
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Walderban Alves de Alencar.pdfTCC - Walderban Alves de Alencar769.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito170.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.