Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Thays Fernanda Henriques Dantas da-
dc.date.accessioned2023-05-04T12:04:43Z-
dc.date.available2023-05-04T12:04:43Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29192-
dc.descriptionFONSECA, Thays Fernanda Henriques Dantas da. Material didático em LIBRAS: Desenhando caminhos inclusivos no campo da anatomia humana. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA educação, enquanto ciência, tem um papel essencial para a formação do indivíduo, de maneira a contribuir para uma sociedade igualitária e para o desenvolvimento do país. Considerado “para todos” o sistema educacional compactua com o convívio às diferenças em escolas e universidades, para isso torna-se fundamental o desenvolvimento de recursos educacionais e abordagens pedagógicas voltadas para os alunos com deficiência, a fim de favorecer um ensino com qualidade, promovendo a inclusão e um aprendizado significativo. Há uma carência de sinais em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS para os termos referentes às estruturas anatômicas na Anatomia Humana, o que torna um fator agravante para o ensino, tanto no Ensino Médio, quanto em cursos de graduação da área biológica. Esta pesquisa tem como objetivo a criação de um material didático com termos anatômicos referentes aos ossos do crânio e seus acidentes anatômicos em LIBRAS, que ainda não possuem sinal. Nesse material didático por meio digital, totalizando 96 estruturas anatômicas, cada uma representada pelo nome juntamente com um texto, escrito em português e inglês; vídeos que demonstram a sequência de movimentos que constituem o sinal em LIBRAS para cada estrutura e de cada osso. Preservando a riqueza conteudista e de forma inovadora, os sinais foram apresentados em duas turmas de surdos: uma turma com surdos do Ensino Médio e outra com surdos da Comunidade Européia por meio de um projeto de intercâmbio de surdos. Quanto a metodologia da pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa com a utilização de instrumentos metodológicos de revisão bibliográfica. Os dados foram gerados a partir da exposição do material por meio da observação participante resultando em uma análise descritiva. A elaboração deste material é uma estratégia de inclusão que busca propiciar condições mais igualitárias para o processo de ensino e aprendizagem entre alunos surdos e alunos ouvintes, permitindo aos estudantes surdos o acesso a um conteúdo de qualidade preparando para o mercado de trabalho e proporcionando conhecimento para sua vida profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Aline dos Santos de Mamanpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectRecurso educacionalpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleMaterial didático em libras: desenhando caminhos inclusivos no campo da anatomia humanapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thays Fernanda Henriques Dantas da FonsecaTCC - Thays Fernanda Henriques Dantas da Fonseca1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.