Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29192
Título: | Material didático em libras: desenhando caminhos inclusivos no campo da anatomia humana |
Autor(es): | Fonseca, Thays Fernanda Henriques Dantas da |
Palavras-chave: | Inclusão LIBRAS Recurso educacional Material didático |
Data do documento: | 21-Nov-2022 |
Resumo: | A educação, enquanto ciência, tem um papel essencial para a formação do indivíduo, de maneira a contribuir para uma sociedade igualitária e para o desenvolvimento do país. Considerado “para todos” o sistema educacional compactua com o convívio às diferenças em escolas e universidades, para isso torna-se fundamental o desenvolvimento de recursos educacionais e abordagens pedagógicas voltadas para os alunos com deficiência, a fim de favorecer um ensino com qualidade, promovendo a inclusão e um aprendizado significativo. Há uma carência de sinais em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS para os termos referentes às estruturas anatômicas na Anatomia Humana, o que torna um fator agravante para o ensino, tanto no Ensino Médio, quanto em cursos de graduação da área biológica. Esta pesquisa tem como objetivo a criação de um material didático com termos anatômicos referentes aos ossos do crânio e seus acidentes anatômicos em LIBRAS, que ainda não possuem sinal. Nesse material didático por meio digital, totalizando 96 estruturas anatômicas, cada uma representada pelo nome juntamente com um texto, escrito em português e inglês; vídeos que demonstram a sequência de movimentos que constituem o sinal em LIBRAS para cada estrutura e de cada osso. Preservando a riqueza conteudista e de forma inovadora, os sinais foram apresentados em duas turmas de surdos: uma turma com surdos do Ensino Médio e outra com surdos da Comunidade Européia por meio de um projeto de intercâmbio de surdos. Quanto a metodologia da pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa com a utilização de instrumentos metodológicos de revisão bibliográfica. Os dados foram gerados a partir da exposição do material por meio da observação participante resultando em uma análise descritiva. A elaboração deste material é uma estratégia de inclusão que busca propiciar condições mais igualitárias para o processo de ensino e aprendizagem entre alunos surdos e alunos ouvintes, permitindo aos estudantes surdos o acesso a um conteúdo de qualidade preparando para o mercado de trabalho e proporcionando conhecimento para sua vida profissional. |
Descrição: | FONSECA, Thays Fernanda Henriques Dantas da. Material didático em LIBRAS: Desenhando caminhos inclusivos no campo da anatomia humana. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29192 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thays Fernanda Henriques Dantas da Fonseca | TCC - Thays Fernanda Henriques Dantas da Fonseca | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.