Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29204
Título: | Construindo relações interdisciplinar com o auxílio da questão sociocientífica alimentação saudável |
Autor(es): | Silva, Alaelson Celestino da |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências e Matemática Hábitos alimentares Educação básica |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Resumo: | Os altos índices de problemas de saúde relacionados a má alimentação é um fator preocupante, problemas como obesidade e sobrepeso, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2, são algumas consequências dos riscos de uma alimentação não saudável. Nesse contexto, considerou-se relevante empreender uma ação didática pedagógica com a inserção de uma QSC, intitulada alimentação saudável, para auxiliar no ensino dos conteúdos escolares de ciências e matemática das turmas do 8° e 9°ano séries finais do ensino Fundamental. A QSC possibilitou que o pesquisador fizesse a contextualização relacionada a realidade cotidiana dos estudantes, o que possibilitou discussões críticas sobre a importância de ter uma boa alimentação, além de favorecer a participação dos estudantes nas aulas. Nessa ótica, a pesquisa buscou Identificar as possíveis contribuições da QSC “Alimentação Saudável” em uma sequência didática acerca dos conteúdos de ciências e matemática para um grupo de estudantes do Ensino Fundamental. A metodologia se classificou como abordagem qualitativa, na perspectiva estudo descritivo e de caso. O lócus de desenvolvimento da pesquisa foi uma escola pública localizada na comunidade de Cinco Lagoas do Município de Casserengue-PB. Os participantes foram 32 estudantes das turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. O instrumento de produção de dados foi um questionário que contou com um total de 11 perguntas, sendo elas 8 questões objetivas em escala de Likert (Apêndice A) e 3 questões subjetivas (Apêndice B). Os dados das questões objetivas foram sistematizados a partir de estatística Básica Descritiva e agrupamentos de falas para as questões subjetivas. As análises de dados foram feitas com base em referenciais teóricos e metodológico que estão vinculados a este estudo. A observação do pesquisador apontou um interesse e participação dos estudantes durante as aulas ministradas na Sequência Didática. Nesse sentido, é possível considerar a partir das análises dos dados que essa prática pedagógica foi relevante para possibilitar lampejos de uma visão crítica-reflexiva consciente dos participantes, bem como a integração destas vivências proporcionou uma aproximação entre o conteúdo e o cotidiano dos estudantes que são relevantes a cerca desta problemática. |
Descrição: | SILVA, Alaelson Celestino da. Construindo relações interdisciplinar com o auxílio da questão sociocientífica alimentação saudável. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29204 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Alaelson Celestino da Silva | TCC - Alaelson Celestino da Silva | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 128.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.