Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29210
Título: Reflexões sobre o racismo algorítmico nas tecnologias de reconhecimento facial
Autor(es): Santos, Camila Sabino dos
Palavras-chave: Inteligência Artificial
Reconhecimento Facial
Racismo Algorítmico
Data do documento: 21-Dez-2022
Resumo: Com os avanços da inteligência artificial e o desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento facial para o nosso cotidiano, tem se observado casos de racismo algorítmico contra pessoas negras. Ao passo em que essa tecnologia é vista como inovadora, ela carrega os vieses de seus desenvolvedores e por esse motivo, pode enfatizar e fortalecer preconceitos e discriminações. Portanto, esse trabalho tem a finalidade de refletir acerca do desenvolvimento dessas tecnologias e sua influência social e técnica no racismo algorítmico presente nas tecnologias de desenvolvimento facial. A metodologia utilizada para explorar a existência do racismo algorítmico e a maneira que ele ocorre através de casos reais foi por meio de uma pesquisa bibliográfica. Logo, esse trabalho não apresenta soluções, mas sim sugestões técnicas, culturais e sociais que podem mitigar o racismo algorítmico. Tendo em vista a presença de vieses no desenvolvimento dessas tecnologias, demonstra-se a capacidade humana em interferir na sua execução através da inclusão de preferências e crenças pessoais dos desenvolvedores. Portanto, através de reflexões voltadas à mudanças na criação dessas tecnologias, à quem as desenvolve e porque, será possível ampliar o debate e conscientizar mais profissionais sobre a importância da isenção pessoal no desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento facial e da inclusão da diversidade étnica presente.
Descrição: SANTOS, Camila Sabino dos. Reflexões sobre o racismo algorítmico nas tecnologias de reconhecimento facial. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29210
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Camila Sabino dos Santos.pdfTCC - Camila Sabino dos Santos1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito88.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.