Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29212
Título: O papel da engenharia social nos ataques de malware
Autor(es): Basilio, Franklin da Silva
Palavras-chave: Software malicioso
Engenharia social
Crime cibernético
Data do documento: 11-Abr-2022
Resumo: O desenvolvimento de sistemas computacionais e o uso cada vez mais disseminado e abrangente da Internet tem beneficiado a sociedade de diversas formas. Em contrapartida tem permitido também que oportunistas utilizem esse meio para realizar o que chamamos de ataques cibernéticos, com a intenção de obter vantagem financeira em cima da vítima ou prejudicá-la. Além dos sistemas em si, a peça-chave nesses ataques é o fator humano, cujas características de personalidades têm sido exploradas mais e mais frequentemente. O usuário acaba permitindo que o ataque ocorra desavisadamente seja instalando um software, clicando em um link malicioso, repassando códigos de segurança, ou fornecendo informações sigilosas. Neste trabalho, portanto, buscamos alertar para a importância da Engenharia Social nesse contexto, uma vez que esta tem se mostrado a base para a concretização de ataques utilizando malwares, atuando com pré-requisito para o sucesso das invasões. Para tanto, abordamos ligação entre Engenharia Social e os fatores da personalidade humana, como encontrar a vítima que possua as características adequadas para ser manipulada em um ataque e também como defender-se. Em adição, apresentamos a classificação dos malwares e a evolução histórica dos ataques mais conhecidos e populares.
Descrição: BASILIO, Franklin da Silva. O papel da engenharia social nos ataques de malware. 2023. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29212
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Franklin da Silva BasilioTCC - Franklin da Silva Basilio1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - Franklin da Silva Basilio.pdfTermo de Depósito327.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.