Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Edilson Cavalcante Lourenco | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T16:51:37Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T16:51:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 507.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29214 | - |
dc.description | PEREIRA, Edilson Cavalcante Lourenço. Relato de experiência como bolsista nos programas de residência pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2023. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica são duas políticas públicas de formação inicial e continuada de professores aliadas no processo de melhoramento da educação brasileira, em todos níveis de ensino que proporcionam a licenciandos oportunidades de trabalhar com diversos aspectos pedagógicos, aproximando-os das escolas públicas e de professores atuantes da educação básica. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar e analisar contribuições que o PIBID e o Residência Pedagógica têm proporcionado para formação profissional e constituição da identidade de licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da UEPB/Campus I a fim de fortalecer tais políticas públicas frente ao atual desenho do País. Pela natureza investigativa que se propõe nessa pesquisa, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo Relato de Experiência por conter relatos e análises da vivência de residentes e pibidianos. O aporte teórico fica por conta da Legislação Educacional mais recente que fundamenta os aspectos necessários para a Formação Inicial de Professores. Como resultados, os relatos mostram que tanto o PIBID como o Residência Pedagógica, ao inserir os licenciandos de fato na realidade das escolas públicas, com o apoio de professores mais experientes, proporcionam oportunidades que acrescem em muito a experiência profissional desses profissionais iniciantes, tornando-os mais preparados e seguros para o os desafios que estão por vir na sua prática docente, entregando uma práxis que coloque os alunos como protagonistas, sabendo melhor aproveitar os espaços das escolas públicas e incentivados à prática da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência como bolsista nos programas de residência pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Edilson Cavalcante Lourenço Pereira | TCC - Edilson Cavalcante Lourenço Pereira | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 12.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.