Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29223
Título: Produção de etanol de segunda geração a partir de resíduos de algaroba (Prosopis Juliflora), oriundos da poda de árvore da cidade de Campina Grande - Paraíba
Autor(es): Fernandes, Daniel Bezerra
Palavras-chave: Biocombustível
Etanol de segunda geração
Resíduos de poda de árvores
Algaroba
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: O presente estudo consiste no aprimoramento de tecnologias alternativas, viáveis para a obtenção de biocombustível, etanol de segunda geração (E2G), como uma proposta de atendimento à demanda energética, em níveis local, regional e nacional, abrangendo também as necessidades de redução de impactos ambientais, constantemente promovidos pela utilização de matrizes fósseis. Os rejeitos da poda de árvore Prosopis Juliflora podem ser utilizados como biomassa para produção do bioetanol, entretanto, para a utilização desse substrato é necessário tratamento inicial de ataque hidrotérmico, para a remoção da hemicelulose e lignina, expondo a celulose que é o substrato consumido pelo microrganismo na fermentação. A utilização de um segundo tratamento, ataque hidrólise ácida, viabiliza em maior quantidade a exposição de celulose. Assim, esse trabalho teve como objetivo estudar a produção de bioetanol pela levedura Saccharomyces cerevisiae a partir de poda da árvore algaroba utilizada como substrato. Para isso, tempo de aquecimento no tratamento hidrotérmico foi de 30 minutos, utilizando ataque hidrólise ácida solução de ácido sulfúrico 2%. Também se avaliou o efeito de um mosto apenas com o tratamento hidrotérmico. Os resultados indicam produção de etanol após a fermentação de 36 horas, apresentando o melhor resultado o mosto hidrolisado, 6,27 gramas/litro de etanol e 4,70 gramas/litro no mosto feito apenas ataque hidrotérmico. Portanto, essa pesquisa fornece dados para utilização como uma alternativa sustentável e viável de biocombustível, álcool de segunda geração, a partir de fonte lignocelulósica da árvore da algaroba, Prosopis Juliflora, da cidade de Campina Grande.
Descrição: FERNANDES, Daniel Bezerra. Produção de etanol de segunda geração a partir de resíduos de algaroba (Prosopis Juliflora), oriundos da poda da árvore da cidade de Campina Grande - Paraíba. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29223
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daniel Bezerra Fernandes.pdfTCC - Daniel Bezerra Fernandes1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito222.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.