Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29227
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Deyvson de Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T18:12:17Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T18:12:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29227 | - |
dc.description | ALVES, Deyvson de Lucena. Crise dos irracionais em quadrinhos: um estudo sobre o uso de história da matemática em sala de aula. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta a utilização da história da matemática em conjunto com a história em quadrinho como instrumento de ensino de matemática. Muitos estudos, como Martins (2022) e Miranda (2019) mostram os benefícios da utilização da história da matemática e história em quadrinho na aprendizagem, uma mostra a contextualização histórica trazendo sentido na matemática, mostrando a causa que tal fórmula foi criada e a outra atrai naturalmente com suas ilustrações e com palavras, principalmente os mais jovens, além de ser o início da leitura de muitos para depois ler livros, e se juntarmos os dois instrumentos de ensino, a aprendizagem será potencializada. Com isso, criou-se uma HQ a partir do site pixton, baseada no livro Dewdney, A.K, 20.000 léguas matemática e história da matemática, para mostrar de modo dinâmico a descoberta dos números irracionais, com os elementos da HQ (roteiro, personagem, cenário entre outros) ambientado na época que se passa a história, em que segundo Eves (2012) foi surpreendente mais perturbador ao mesmo tempo para escola pitagórica a descoberta dos números irracionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. DR. José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | Crise dos irracionais em quadrinhos: um estudo sobre o uso de histórias da matemática em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Deyvson de Lucena Alves.pdf | TCC - Deyvson de Lucena Alves | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de Depósito | 230.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.