Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29238
Título: | A acústica no 3º ano do ensino fundamental: a música como motivação |
Autor(es): | Andrade, Johns Vasconcelos de |
Palavras-chave: | Acústica Ensino por investigação Base Nacional Comum Curricular - BNCC Ensino Fundamental I |
Data do documento: | 30-Nov-2022 |
Resumo: | Com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular, em 2018, a área de ciências da natureza passou a contemplar a física em todos os anos do ensino fundamental. Entre as modificações curriculares, na unidade temática matéria e energia, foi acrescentado a formação do som para crianças do terceiro ano do ensino fundamental. A presente pesquisa foi realizada a partir da necessidade de se pensar em como abordar acústica nesse nível de ensino, de forma prática, usando as características do som na música em situações do cotidiano. Utilizamos a perspectiva do ensino por investigação para propor critérios que auxiliem tanto na construção de propostas de ensino voltadas à participação ativa dos estudantes, quanto para auxiliar o professor na reflexão de sua prática docente. Na sequência, ensaiamos alguns cenários didáticos em que esses critérios foram contemplados. |
Descrição: | ANDRADE, Johns Vasconcelos de. A acústica no 3º ano do ensino fundamental: a música como motivação. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29238 |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Johns Vasconcelos de Andrade | TCC - Johns Vasconcelos de Andrade | 339.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 224.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.