Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29247
Título: A história da Matemática como contexto para o ensino de frações
Autor(es): Sousa, Emerson Lucas
Palavras-chave: História da Matemática
Frações
Ensino de Matemática
Recurso Metodológico
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: Tendo em vista as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem das frações na sala de aula, devido à ausência de recursos metodológicos que de fato abordem os conceitos de frações em suas potencialidades, a partir de estratégias eficazes e significativas, pesquisa-se sobre o uso da História da Matemática como recurso no ensino de frações, a fim de contribuir para a construções do conhecimento dos alunos, verificando como as antigas civilizações contribuíram para o surgimento e a evolução das frações, trazidas de forma contextualizada. Para tanto, é necessário analisar como a História da Matemática pode ser um recurso rico de informações que despertam o caráter investigatório dos alunos, verificar como os documentos nacionais para educação básica contribuíram e contribuem para o uso da História da Matemática nas aulas de matemática e a função do professor para garantir o ensino de frações a partir do uso da História da Matemática. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica. Verificando, dessa forma as potencialidades da História da Matemática como recurso metodológico com atributos investigatórios, no intuito de ressignificar o ensinar matemática.
Descrição: SOUSA, Emerson Lucas. A história da matemática como contexto para o ensino de frações. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29247
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emerson Lucas SousaTCC - Emerson Lucas Sousa825.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito224.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.