Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29252
Título: Educação Física: discutindo as expressões de gênero no âmbito escolar
Autor(es): Ferrão, Camilla de Lima
Palavras-chave: Educação Física escolar
Gênero
Sexualidade
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: A Educação Física como disciplina escolar pode ser abordada em uma perspectiva sociocultural, que tem a possibilidade de trabalhar e adequar seu trato de acordo com as multiplicidades de gênero e sexualidades encontradas na sociedade. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi refletir sobre como as diferentes formas de expressão de gênero e de sexualidade são tratadas nas aulas de Educação Física. Os objetivos específicos foram: compreender a forma que os professores lidam com a expressão e diversidade de corpos nas aulas de educação física; analisar como são trabalhadas as questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar e como a Educação Física pode se transformar em um ambiente acolhedor e inclusivo. Foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório, de abordagem qualitativa em uma escola do município de Campina Grande – PB. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista presencial com professores de Educação Física que estão presentes no município de Campina Grande. Após análise das falas dos professores selecionados para as entrevistas, foi possível perceber que as diferentes formas de expressões de gênero e de sexualidade dos alunos não são trabalhadas de forma priorizada pelos professores, visto que, as metodologias utilizadas em suas aulas são as de abordar os conteúdos da Educação Física de forma aleatória, sem muito planejamento. Ainda, existem inúmeras dificuldades para o enfrentamento das questões de gênero presentes na cultura escolar, por parte dos professores, principalmente nas aulas de Educação Física, uma vez que deveria tratar de valores e normas culturais que estão extremamente enraizadas na sociedade, famílias, hierarquias escolares e, consequentemente, nos alunos. Nesta perspectiva, a escola é responsável por discutir a cultura e valores de uma sociedade, sugerir e executar propostas pedagógicas que irão unir os conteúdos da Educação Física com aprendizagens e ideais externas à instituição escolar.
Descrição: FERRÃO, Camilla de Lima. Educação Física: discutindo as expressões de gênero no âmbito escolar. 2022. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29252
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Camilla de Lima FerrãoTCC - Camilla de Lima Ferrão295.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito361.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.