Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29255
Título: Inoculantes a base de rizobactérias para atenuação do déficit hídrico em gergelim (Sesamum indicum L.)
Autor(es): Gomes, Erika Fernandes
Palavras-chave: Bacillus sp.
Rizobactérias
Déficit hídrico
Data do documento: 12-Dez-2022
Resumo: A água é um elemento essencial para o desenvolvimento e rendimento das plantas em todo o planeta e as mudanças climáticas têm contribuído para a sua escassez em vários lugares do mundo. O déficit hídrico provoca mudanças fisiológicas nas culturas que tentam sobreviver durante o período de seca desenvolvendo mecanismos como o fechamento estomático provocando reduções na fotossíntese e produção final das culturas. O gergelim é uma cultura considerada tolerante a períodos de déficit hídrico, porém a escassez de água afeta diretamente a sua cultura principalmente em períodos de floração. Uma alternativa para reduzir os efeitos da seca é a utilização de rizobactérias do gênero Bacillus sp. que auxiliam as culturas a passar por períodos de estresse como o de déficit hídrico. Este trabalho apresentou como objetivo avaliar a interação dos genótipos BRS Anahí e BRS Seda, quanto as suas variáveis agronômicas e fisiológicas, quando inoculados com bacilos e submetidas ao déficit hídrico e reidratação. O trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Algodão, Campina Grande-PB, utilizando dois genótipos de gergelim (BRS Anahí e BRS Seda) cultivados em vasos de 20 L com solo franco arenoso. As sementes dos genótipos foram desinfestadas, embebidas nos inoculantes e semeadas 10 por vaso, após a sua emergência foram deixadas apenas duas plantas por vaso. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com arranjo fatorial 2 x 5 x 2 e cinco repetições com os tratamentos com nitrogênio (x kg ha-1 de sulfato de amônio); sem nitrogênio (testemunha absoluta); e três inoculantes com estirpes do gênero Bacillus (Bacillus sutilis, ESA 13 e ESA 402) submetidos a dois regimes hídricos (com e sem estresse por déficit hídrico). Trinta dias após a emergência das plantas a rega foi suspensa por oito dias no grupo estresse e em seguida foram reidratadas. Durante o estresse e reidratação foram avaliadas as variáveis fisiológicas: transpiração (E), fotossíntese (A), condutância estomática (gs), concentração interna de carbono (Ci), eficiência instantânea de carboxilação (EiC) e eficiência do uso da água (EUA), e ao final do experimento as variáveis agronômicas. Os dados foram avaliados no programa Sisvar (versão 5.6) submetidos a análise de variância e teste Tukey a 5% de significância. Durante o período de déficit hídrico as plantas estressadas apresentaram reduções nas variáveis de trocas gasosas (E, A, gs e EIC), após o período de reidratação observou-se recuperação das variáveis trocas gasosas (A, E e gs) nos tratamentos inoculados. As variáveis agronômicas apresentaram efeitos positivos para massa seca da raiz e parte área, e a altura nos tratamentos inoculados com as estirpes ESA 402 e B.subtilis. A inoculação demostrou efeitos positivos sobre a mitigação dos efeitos de déficit hídrico sob as plantas de gergelim, destacando-se as inoculadas com o ESA 402 e B.subtilis.
Descrição: GOMES, Erika Fernandes. Inoculantes a base de rizobactérias para atenuação do déficit hídrico em gergelim (Sesamum indicum L.). 2022. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29255
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Erika Fernandes GomesTCC - Erika Fernandes Gomes1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito387.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.