Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29263
Título: Parâmetros fisiológicos de tabagistas em tratamento na Paraíba
Autor(es): Maniçoba, Marilia Gabrielly Pereira
Palavras-chave: Atenção farmacêutica
Tabagismo
Bioimpedância
Promoção da saúde
Data do documento: 5-Abr-2021
Resumo: O tabagismo é uma pandemia que além da nicotina envolve outras substâncias, resultando em morbimortalidades. Deste modo, objetivou-se avaliar os parâmetros fisiológicos de tabagistas em tratamento na Paraíba. Trata-se de estudo descritivo com 100 tabagistas, de ambos os sexos e idade superior a 18 anos, voluntários do tratamento no Programa Multidisciplinar de Tratamento de Tabagistas da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, de abril a setembro de 2018. Na primeira etapa, os tabagistas assistiram a palestras acerca do papel de todas as equipes no tratamento (Medicina, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Educação física e Odontologia). Posteriormente, a equipe de farmácia efetuou a Consulta Farmacêutica (perfil socioeconômico e parâmetros fisiológicos). Dos assistidos, 65 e 35% eram do sexo feminino e masculino, respectivamente. A faixa etária prevalente foi de pessoas entre 46-60 anos (54%). Quanto aos parâmetros fisiológicos: 47% eram pré-hipertensos; glicemia plasmática casual de 87% foi menor que 200 mg/dL; 9% do público apresentou a relação circunferência-quadril maior que 0,90 cm e 20% do público feminino acima de 0,85 cm; o nível de gordura visceral de 59% dos assistidos estava normal. Os dados da avaliação dos parâmetros fisiológicos dos assistidos revelaram sérios riscos, principalmente em relação aos vasos sanguíneos, pois a prática tabagista conduz a alterações e enrijecimento das estruturas arteriais, podendo dificultar o bombeamento do sangue, com grande risco de doenças cardíacas, desenvolvimento de diabetes e câncer. Ademais, este estudo contribuiu com a promoção da saúde dos tabagistas, minimizando os riscos de problemas relacionados ao tabaco utilizando parâmetros fisiológicos como norte da atenção farmacêutica.
Descrição: MANIÇOBA, Marilia Gabrielly Pereira. Parâmetros fisiológicos de tabagistas em tratamento na Paraíba. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29263
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marilia Gabrielly Pereira ManicobaTCC - Marilia Gabrielly Pereira Manicoba403.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito155.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.